Defesa Civil de Cachoeira começa remover famílias do bairro Cristo Rei
O nível do Rio Jacuí chegou a 21,35m às 17h desta sexta-feira (08) e com isso, a Prefeitura de Cachoeira do Sul através da Defesa Civil e das demais secretarias municipais, precisou retirar as primeiras famílias ribeirinhas, antes que suas casas fossem atingidas pela água.
Com o nível da água subindo 3,5 cm/h, foi definido neste momento pela remoção preventiva de 3 famílias do Bairro Cristo Rei, totalizando 8 pessoas, sendo 4 adultos e 4 crianças. Foram recolhidos ainda 8 animais (4 cães e 4 gatos). “Amanhã devemos realizar mais algumas remoções. As famílias que já saíram são consideradas desalojadas pois foram para casa de familiares”, explica o superintendente da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior.
Ainda na manhã de quarta-feira, o prefeito José Otávio Germano determinou a criação de um Gabinete de Urgência, para que todas as medidas preparatórias fossem tomadas para que as famílias ribeirinhas fossem plenamente atendidas.
SANTO ANTÔNIO – Para acolher as famílias que poderão ser retiradas e que não tenham abrigo na casa de familiares, a Defesa Civil contará com o auxílio da Diocese de Cachoeira do Sul, que cederá o seu Centro de Formações, ao lado da Igreja Santo Antônio, para receber os desabrigados. A alimentação para essas famílias será fornecida através de viandas. Nesta tarde, a Secretaria Municipal de Inclusão Social, de Obras e de Meio Ambiente se dedicaram em preparar o local e organizar o recebimento dos animais destas famílias.
“Todas as secretarias municipais estão de prontidão tanto com equipamentos ou servidores para retirar as demais famílias assim que necessário. Avaliaremos o nível do rio neste sábado de manhã e definiremos quantas famílias ainda precisam ser retiradas”, explica Júnior.