Família de Jovem Cachoeirense com morte encefálica autoriza doação de órgãos

A família do paciente Gabriel Grings Marin, de 22 anos de Cachoeira do Sul, autorizou a doação de órgãos após a confirmação da morte encefálica. A captação de órgãos foi realizada no HCB nesta quarta-feira. Foram captados o coração, rins, fígado e córneas. A captação foi realizada por uma equipe de médicos e enfermeiros da Central de Transplantes.
Esta é 3ª captação realizada pelo hospital em 2023, totalizando 41 captações desde de 2002. “Lutamos até o final pela vida do Gabriel. Infelizmente, não conseguimos fazer com que ele voltasse para sua família. A decisão da família em aceitar a doação de órgãos é de extrema nobreza. Apesar de uma dor imensurável, seguiram fazendo bem a outras pessoas, seguindo os propósitos do Gabriel”, relata a Dra. Juliana Hammacher, médica Coordenadora da UTI Adulto I, em nome de toda equipe.
Durante todo o ano a CIHDOTT realiza campanhas de conscientização para a importância da doação de órgãos, mas é em setembro, no dia 27, quando comemoramos do Dia Nacional da Doação de Órgãos, que a equipe da comissão realiza blitz e atividades no hospital e para a comunidade. “Salientamos a importância de deixar os familiares cientes do desejo de doação”, ressalta a enfermeira Vanessa. Em setembro o HCB realizará a Semana de Conscientização da Doação de Órgãos e em breve será divulgada a programação das atividades para este ano.