Semana começa e termina sob influência de ar frio com dias de forte calor entre as duas massas de ar polar
A semana que começa no Rio Grande do Sul será marcada por um impressionante sobe-e-desce da temperatura com uma verdadeira montanha-russa térmica. Até o próximo fim de semana vão atuar duas massas de ar frio e uma massa de ar muito quente, o que vai fazer com que a temperatura oscile enormemente.
Na terça-feira, o sol predomina mais uma vez no estado, embora com a presença de algumas nuvens. O amanhecer é ainda frio, mas, à medida que a massa de ar frio se afasta para o oceano, as marcas ao amanhecer já serão mais altas que nos dias anteriores. Ar mais quente começa a ingressar pelo Norte da Argentina e o Noroeste do estado já terá uma tarde de calor com máximas ao redor dos 30ºC. Na quarta, um dia de muito sol no Rio Grande do Sul, já que a massa de ar seco e quente que vem do Norte toma conta do estado. O tempo aberto da madrugada ainda favorece um pouco de frio em áreas de baixadas, mas, no geral, o amanhecer já será ameno. Esquenta muito ao longo do dia e a tarde será de calor no território gaúcho com máxima de 30ºC na região dos Vales O Noroeste pode ter 32ºC a 33ºC.
Na quinta-feira, o sol aparece com nuvens no estado gaúcho. Ar muito quente cobre o Rio Grande do Sul e o dia será de calor com marcas de verão. As mínimas já serão altas em muitas cidades com marcas pouco abaixo de 20ºC, quase a média das máximas de agosto, e a tarde será por demais quente com máximas de 32ºC em Porto Alegre e de até 33ºC a 34ºC nos vales e registros potencialmente superiores. Grande parte do Rio Grande do Sul terá máximas perto ou acima de 30ºC, inclusive a Serra Gaúcha. Da tarde para a noite de quinta, uma frente fria deve ingressar com chuva e temporais isolados pelo Oeste e o Sul gaúcho, alcançando pontos do Centro do estado até à noite. Como vai estar muito quente, não podem ser descartados temporais localizados de vento e granizo com forte intensidade. Esta frente cruza pelo Rio Grande do Sul na sexta com chuva em todas as regiões e segue o risco de tempestades, especialmente entre a madrugada e de manhã. Uma área de baixa pressão começa a se aprofundar sobre o Atlântico a Leste do Uruguai e vai dar origem a uma ciclogênese (formação de um ciclone), o que vai impulsionar ar polar para o Rio Grande do Sul que começa a ingressar com vento ainda na sexta pelo Oeste e o Sul, trazendo queda de temperatura.
A massa de ar polar vai tomar conta do Rio Grande do Sul no sábado, dia que será de sol e nuvens com períodos de nublado a encoberto pela circulação de umidade ciclônica. O vento vai soprar moderado com rajadas fortes pela influência do ciclone a Leste do Uruguai. Com o vento e o ar polar, a sensação térmica será muito baixa. O sábado inteiro será um dia frio com temperatura baixa em diversas cidades mesmo durante o período da tarde, normalmente a hora mais quente do dia.