Aplicativo adoção da Justiça Gaúcha completa 5 anos

Lançado em  agosto de 2018, o Aplicativo Adoção chega ao seu quinto aniversário prestes a concretizar a 100ª adoção. A ferramenta que deu não só rosto e voz para crianças e adolescentes, mas também esperança a todos os que desejam formar uma família, já oportunizou 99 adoções.

De acordo com a Coordenadoria da Infância e Juventude do Rio Grande do Sul (CIJRS), desde o seu lançamento, houve 879 manifestações de interesse, cinco aproximações e 35 guardas em andamento. No ano passado, no mesmo período, eram 60 adoções e 585 interessados.

O aplicativo é resultado de uma série de ações movidas pelo Poder Judiciário gaúcho visando a não só impulsionar as adoções, mas também incentivar a flexibilização dos perfis desejados pelos pretendentes habilitados. Em 2016, o TJRS lançou a campanha “Deixa o amor te surpreender”, voltada para adoções de difícil colocação – crianças com mais de 7 anos, grupos de irmãos e jovens com deficiência. Até então, eram disponibilizados apenas dados básicos, como as iniciais do nome, idade, sexo, raça, se tinham irmãos ou alguma doença.

O App humanizou essa busca, uma vez que proporciona aos futuros pais que vejam vídeos, fotos, desenhos e cartas das crianças e dos adolescentes. O protótipo foi inicialmente desenvolvido por alunos da PUCRS e, depois, pela Direção de Tecnologia da Informação e Comunicação (DITIC) do Tribunal de Justiça, que realizou ajuste e integração da ferramenta. O Ministério Público também participou da concepção do projeto e é responsável pela fiscalização dos cadastros.

A ferramenta está disponível para os sistemas Android e iOS. As informações e imagens estão armazenadas em uma área de acesso restrito, cujo conteúdo estará disponível apenas às pessoas habilitadas à adoção, mediante cadastro e solicitação de acesso, fornecido pelo Poder Judiciário. O público em geral também pode baixar o App, mas só tem acesso a informações básicas sobre adoção, sem identificação dos jovens cadastrados no aplicativo.

Confira mais informações no link: https://www.tjrs.jus.br/app-adocao/