HCB inaugura primeira etapa do Centro Cirúrgico na sexta-feira

O  Hospital de Caridade e Beneficência de  Cachoeira do Sul, uma instituição é que referência na Região Central, inaugura nesta sexta-feira (4) a primeira etapa da reforma e ampliação do Centro Cirúrgico. Na prática, a instituição qualifica seus serviços e mantém um cronograma de obras de melhoria de sua estrutura.

O investimento para a conclusão desta etapa foi de R$ 589.392,20 referente à Consulta Popular 2018/2019. Um ato está marcado para às 18h desta sexta-feira (4) no 3º andar do HCB com a presença da secretária estadual da Saúde, Anita Bergmann,

O projeto está sendo realizado em três etapas e ampliará o Centro Cirúrgico de 415 m² para 1.490 m². Nesta primeira fase, o hospital ocupou parte da Unidade 300 e construiu a área de apoio do novo Centro Cirúrgico, que abrigará a sala da engenharia clínica, vestiários masculino e feminino, sala de recepção com secretária, duas salas para conversa médica, copa e sala de estar da equipe, salas de espera e vestiários para paciente ambulatorial.

A segunda etapa do projeto terá a construção de oito salas cirúrgicas, salas para guarda de materiais e equipamentos, posto de enfermagem, sala de indução anestésica, DML e sala de utilidades. Todos estes espaços vão ocupar todo o 3º pavimento do Anexo, o chamado Hospital do Futuro II e a previsão para conclusão é para novembro deste ano.

As dependências do bloco já existente vão ter 23 leitos em sala de recuperação, posto de enfermagem, banheiros para paciente, salas de enfermagem, sala de discussão de casos médicos, sala de biópsia, DML e sala de utilidades, entrada de paciente internado e ampliação da farmácia do bloco. Esta etapa está prevista para concluir em dezembro deste ano.

O superintendente do HCB, Luciano Morschel, salientou que a partir do início de 2024, o novo Centro Cirúrgico do HCB aumentará sua capacidade de atendimentos passando de cinco para oito salas de cirurgias dentro das melhores técnicas construtivas.

“Teremos salas mais amplas para acomodar melhor todos os equipamentos e equipe necessárias a grandes procedimentos”, observou, acrescentando que haverá também atualização tecnológica do sistema de filtros e troca de ar, ou seja, trata-se de uma atualização tecnológica, adequação às modernas exigências sanitárias e ampliação da demanda. “Em 2022 foram realizadas 6.239 cirurgias no HCB”, informou.

A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, acompanha os investimentos do hospital. Ela esteve no HCB em outubro do ano passado para participar do ato de entrega de equipamentos para as três alas de cirurgias que estão sendo ampliadas. Os equipamentos foram adquiridos através do Programa Avançar com investimento de R$ 2 milhões. Na ocasião foram entregues: três mesas cirúrgicas, três carros de anestesia, três geradores eletro-cirúrgicos, um arco cirúrgico, três focos de teto, um craniótomo e um monitor multiparamétrico.

Compõem a equipe Centro Cirúrgico HCB: quatro enfermeiros, 43 técnicos em enfermagem, dois técnicos em radiologia, dois auxiliares administrativos, três higienizadores, além do apoio da farmácia e Centro de Materiais Esterilizados (CME).