Coordenadoria da Mulher dá início programação do Agosto Lilás
A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher anuncia a abertura do mês de agosto com a realização da campanha de conscientização e combate à violência contra a mulher, chamado de Agosto Lilás. O início da campanha será nesta terça-feira (1º de agosto), com uma cerimônia especial de acendimento de luzes na Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, a partir das 19h. O evento contará com a participação do artista Leonardo Rodrigues, também conhecido como Léco, e será aberto ao público. O principal objetivo dessa cerimônia é sensibilizar a sociedade sobre a relevância de combater a violência doméstica e familiar.
A escolha do mês de agosto para a realização dessa campanha está diretamente relacionada à promulgação da Lei Maria da Penha, em 7 de agosto de 2006. Esta legislação é considerada um marco na luta contra a violência de gênero no país, visando proteger as mulheres de agressões e abusos no âmbito doméstico e familiar, além de estabelecer medidas mais rigorosas para os agressores. A campanha visa, portanto, reforçar a importância dessa lei e chamar a atenção para o tema, estimulando a conscientização e o engajamento de toda a sociedade no enfrentamento da violência contra a mulher.
Em 2022, no Estado do Rio Grande do Sul, foram registrados 106 casos de feminicídios consumados, o que em média equivale a uma ocorrência a cada 3,4 dias, representando uma alarmante frequência de mulheres sendo vítimas dessa forma extrema de violência de gênero. Dos casos reportados, 92,4% tiveram como autor o companheiro ou ex-companheiro da vítima, ressaltando a urgente necessidade de combater a violência doméstica e familiar. Comparado ao ano anterior, o número de feminicídios apresentou um preocupante aumento de 10,4%. Esse aumento evidencia a relevância de ações contínuas de conscientização que visem proteger e garantir os direitos das mulheres em situação de vulnerabilidade.
Elisandra Martins, coordenadora da Coordenadoria da Mulher, empenhou-se em elaborar um calendário repleto de atividades significativas para o mês de Agosto Lilás. Foram preparadas diversas ações e eventos, muitas delas abertas ao público, visando sensibilizar a comunidade sobre a importância de combater a violência contra a mulher. Através dessas atividades, busca-se envolver a sociedade em uma jornada de conscientização e reflexão, com o objetivo de construir uma convivência mais justa, segura e respeitosa para todas as mulheres.
Agenda de atividades da Coordenadoria da Mulher para o mês de agosto:
01 de agosto – 19h – abertura da campanha Agosto Lilás com acendimento luzes na Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, com a participação do artista Leonardo Rodrigues (Léco) – Rua 7 de Setembro, 1121 / Aberto a Comunidade
8 de agosto – 14h – Pegadas Seifadas
Ação em memória das vítimas Feminicídios Rio Grande do Sul –
Bailarina Mariana Nunes,
Bailarina Vitória Simões,
Benção Padre Nildo Reck,
Patrulha Maria da Penha- Escadaria da Catedral Nossa Senhora da Conceição Igreja Matriz / Aberto a comunidade
10 de agosto – Lançamento do vídeo institucional da Coordenadoria Municipal da Mulher/ Classificação livre
14 de agosto- Abertura da turma: Formação Profissional na Indústria para Mulheres
SINMETEL/SENAI – 15 selecionadas / Atividade fechada
15 de agosto – 19h – Defesa pessoal feminina
– Estatísticas e tipologia de crimes
– Análise de riscos e perfil de criminosos
Com Loreto Ninja – Auditório da Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha
Rua 7 de Setembro, 1121
Evento aberto e gratuito – Exclusivo para mulheres (Vagas Limitadas)
16 de agosto – 14h30min – CINE PIPOCA
Filme: Carol
Cineasta Mirela Kruel
Auditório da Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha
Aberto ao público – Entrada gratuita
Maiores de 18 anos
17 de Agosto – 15h- Exposição itinerante – Trajetória Maria da Penha
Procuradoria da Mulher da Assembleia da Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul – Procuradoria da Mulher de Cachoeira do Sul – Museu Municipal Edir Lima, na Rua 15 de Novembro/Aberto a comunidade
18 de agosto – Lançamento Boneca Líla
Vice-presidente da Assoarte
Maria Luiza Lopes da Silva (Malu Artes)
24 de agosto – 14h- Encerramento Oficina Itinerante CRAS Frota e Coordenadoria Municipal da Mulher
Apresentação da equipe CREAS – Comunidade Bairro Alto do Amorim/Evento fechado com turma artesanato
25 de agosto – Aniversário Coordenadoria Municipal da Mulher –
Inauguração do Espaço Camarim
28 de agosto – 18h30min – Roda de conversa:
Psicóloga: Josiane Pereira Strack
Professor/Sensei: Marcos Roberto de Oliveira Martins
Advogada: Ingridi Mariano com tema Defesa Pessoal da mulher,
Ação promovida pelo Programa SESC de Voluntariado com a turma de formandos voluntários / Evento fechado
29 de agosto – Mais Marias –
Escola Cândida Fortes Brandão / Evento fechado
31 de agosto- Panfletagem Procuradoria da Mulher
Praça Honorato de Souza Santos/Aberto à comunidade