Balsa Deusa do Jacuí retoma travessia de caminhões

A Balsa Deusa do Jacuí, que faz a travessia de veículos pesados entre a Praia Nova e a Rua Moron, retomou suas atividades nesta quinta-feira (21). A embarcação, devido à elevação do nível do rio, suspendeu o serviço no domingo (15) porque os atracadouros ficaram embaixo d’água.  Momentaneamente a travessia será das 6 horas às 20 horas. 

A travessia pela balsa é fundamental para caminhoneiros e empresas da região, que não podem utilizar a Ponte do Fandango, onde está permitida somente a passagem de veículos de até 24 toneladas. A ponte em outubro de 2021 teve uma rachadura em sua estrutura e desde então a sua utilização é monitorada pela Prefeitura e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).  

O Rio Jacuí subiu devido às chuvas do início do mês em meio a um ciclone extratropical, que atingiu o Rio Grande do Sul. A marca normal é de 18 metros, mas o nível chegou aos 20,50 metros e, neste caso, toda a região ribeirinha foi alagada. A Balsa Deusa do Jacuí ficou atracada em uma área próxima à Rua Moron, por questões de segurança.  Segundo a Defesa Civil, a medição feita, às 7h30min, desta quinta-feira apontou o nível do Jacuí em 19,05 metros.