Nível do Rio Jacuí suspende travessia da Balsa Deusa do Jacuí
A balsa que faz a travessia no Rio Jacuí entre final da Rua Moron e a Praia Nova, em Cachoeira do Sul, interrompeu na manhã desta quarta-feira (10) suas atividades. A embarcação devido ao Jacuí ultrapassar seu nível de 18 metros não consegue atracar na área da Rua Moron.
A Balsa Deusa do Jacuí realiza o transporte de caminhões e máquinas que chegam ou saem do município, porque pela Ponte do Fandango só está sendo permitida a passagem de veículos de até 24 toneladas.
De acordo com a Defesa Civil, o nível do Rio Jacuí medido, às 7h30min, desta terça-feira apontava 19,24 metros. Esta marca é registrada em função da chuvarada da semana passada, que provocou o transbordamento dos arroios afluentes do Jacuí como o Capané, São Nicolau, Irapuá, além de outros existentes ao longo do rio desde sua nascente em Passo Fundo.
ATENÇÃO
O serviço de balsa está implantado em Cachoeira do Sul desde novembro de 2021 devido a uma rachadura na estrutura da Ponte do Fandango. Um conserto realizado pelo Dnit permite que somente veículos até 24 toneladas estejam autorizados a passar pela ponte. Desde então, a opção para empresas de transportes e bitrens é a utilização da balsa.
IMPORTANTE
Sem o transporte pela balda, veículos pesados terão que buscar rotas alternativas:
– Porto Alegre para Cachoeira do Sul: pela BR-290 até a BR-471, passando por Rio Pardo e depois em Santa Cruz do Sul para chega à RSC 287, que leva até Novo Cabrais, onde se acessa a BR 153.
– Em Rio Pardo, é possível encurtar caminho pela ERS 403.
– Cachoeira do Sul para a fronteira oeste: seguir pela BR 153 até Novo Cabrais e usar a RSC 287 para seguir em direção a Santa Maria, onde é possível pegar a BR-158 para seguir para BR-290 em Rosário do Sul.
– Cachoeira do Sul para o Porto de Rio Grande: ir até Santa Maria e pegar a BR-392.