Farsul promove encontro com deputados estaduais
A Farsul realizou uma reunião almoço com deputados estaduais, na sua sede, na quarta-feira. Estiveram presentes 19 parlamentares e dois representantes, entre eles o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin, o líder do governo, deputado Frederico Antunes, o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Silveira. No encontro foi entregue a agenda parlamentar desenvolvida pela Farsul onde é apresentada a posição da Federação sobre cada Projeto de Lei em tramitação que tenha relação ao agronegócio.
O presidente da Farsul, Gedeão Pereira, saudou os participantes falando que o Rio Grande do Sul é um estado em desenvolvimento, destacando projetos aprovados na legislatura anterior e a importância do atual colegiado para dar sequência ao processo de evolução do Rio Grande do Sul. Gedeão salientou que apesar de problemas e percalços que possam surgem ele vê o agronegócio em um caminho de desenvolvimento sem volta. “Nosso setor vai continuar crescendo”. Ele também reforçou a importância do papel da Assembleia Legislativa e destacou as características do parlamento gaúcho e a relação com a Federação. “Nossa assembleia é proativa e os senhores podem contar conosco em tudo aquilo que nossa casa puder ajudar”, afirmou.
O economista-Chefe da Farsul, Antônio da Luz, falou sobre a importância do agronegócio na economia gaúcha. Ele destacou a diferença entre as Metades Sul e Norte do Rio Grande do Sul. “As diferenças econômicas e sociais entre as Metades são muito grandes e nossos levantamentos apontam que o desenvolvimento diferente da agropecuária nas regiões é o principal motivo”, descreveu. Já o diretor vice-presidente e coordenador da Comissão do meio Ambiente, Domingos Lopes, lembrou de conquistas da legislatura anterior como o Código Florestal Estadual e a modernização da legislação de defensivos. Porém, ele disse que ainda há muito a ser feito e citou a questão da irrigação e o uso de APP para reservação da água. “A questão é de fácil solução, a legislação brasileira permite, desde que a atividade agrícola seja considerada de utilidade pública”, salientou.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin, garantiu a manutenção da estrutura democrática do parlamento e falou que as questões do agro sempre recebem apoio da maioria pois assim também é na sociedade gaúcha. O líder do governo, deputado Frederico Antunes, lembrou da insegurança que o campo vivia vinte anos atrás e afirmou que “esse é um tempo que não queremos de volta. Já o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Silveira, falou do compromisso da Assembleia com o desenvolvimento do estado e que isso passa pelo agronegócio. Destacou o processo de desburocratização do setor pelo governo estadual.
Também se manifestaram os deputados presentes Guilherme Pasin, Rodrigo Lorenzoni, Adriana lara, Paparico Bacchi, Edvilson Brum, Elton Weber, Carlos Burigo, Delegado Zucco, Felipe Camozzato, Marcus Vinicius, Joel Wilhelm, Claudio Branchieri, Rafael Braga, Eduardo Loureiro, Gustavo Victorino e Capitão Martim. A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, também esteve presente.