Mais de 50 mil gaúchos entregaram a declaração do Imposto de Renda no primeiro dia
O prazo para declaração do Imposto de Renda 2023 começou às 9h desta quarta-feira e se estenderá até o dia 31 de maio. Mais de 780 mil documentos no Brasil e 50 mil no Rio Grande do Sul foram entregues na primeira hora, conforme a Receita Federal. Apesar dos milhares de gaúchos que conseguiram transmitir o documento, o aplicativo do órgão não apresentava erro de acesso pela manhã.
Desde o início da manhã a Receita Federal tem recebido grande número de envios, tanto em nível estadual como federal. Apesar da alta procura, o sistema não está sobrecarregado, como garantiu em entrevista coletiva nesta manhã a Superintendente-Adjunta da Receita Federal na 10ª Região Fiscal, auditora-fiscal Maria Angélica Flores Orth
“Está tranquilo, tanto é que até às 10h já tinham sido recebidas 780 mil declarações em nível Brasil e 50 mil no Rio Grande do Sul. Claro que sempre tem algumas instabilidades em função da grande procura. A gente sempre pede para que o contribuinte tente novamente caso não seja possível no primeiro intento”, ressaltou Maria Angélica Flores Orth.
As principais novidades para este ano são o uso da declaração pré-preenchida por todos os contribuintes, bem como uso do pix para restituição, assim como a não obrigação de declaração para pequenos investidores de renda variável.
A alteração na data, que nos anos anteriores começava na primeira quinzena de março, possibilitará que todos os contribuintes possam fazer uso da declaração pré-preenchida, já que o sistema teve tempo para computar todas as informações dos declarantes até o final de fevereiro. Conforme Maria Angélica é responsabilidade de cada cidadão conferir esses dados recuperados, para evitar de cair na malha fina da Receita Federal, devido a erros.
Aumento no envio das declarações
Com o advento da declaração pré-preenchida e outras facilidades, a Receita Federal espera receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de envios em 2023. O número é superior ao do ano passado, que teve 36,3 milhões de declarantes. No Estado, está previsto que entre 2,69 milhões e 2,76 milhões de pessoas entreguem o documento dentro do prazo estipulado.
“Na verdade nós temos um aumento em função da recuperação da economia, ano passado foi o ano em que realmente a economia se abriu, a pandemia em tese tinha diminuído e a própria falta de correção da tabela faz com que acabe aumentando o número de declarantes”, explicou Maria Orth.
Prioridade na restituição
O contribuinte em 2023 que fizer a declaração com o modelo pré-preenchido vai ser incluído como prioridade no pagamento da restituição, assim como todos que optarem receber via chave Pix (cadastrando o CPF). Mas essa prioridade leva em conta a data da entrega da declaração como critério de desempate.
“O segundo corte são as prioridades legais, que são idosos acima de 80 anos ou mais; depois os idosos com idade igual ou superior a 60 anos; portadores de necessidades especiais ou moléstia grave; àqueles que tem como principal rendimento o magistério e depois então o uso da declaração pré-preenchida ou o pix”, completou a Superintendente Maria Angélica Orth.
O cronograma de pagamento das restituições segue dividido em 5 lotes a serem pagos em: 31 de maio, 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto e 29 de setembro deste ano.
Fonte Rádio Guaíba