Plataforma de monitoramento da estiagem no RS entra em operação

O governo do estado liberou o acesso ao Monitor da Estiagem, ferramenta que permite acompanhar os efeitos da escassez de chuvas nos municípios do Rio Grande do Sul. A ferramenta permite que a população gaúcha possa acompanhar os efeitos da escassez de chuvas nos municípios do Rio Grande do Sul. Atualmente, conforme atualização do painel, 356 prefeituras decretaram situação de emergência, sendo que 278 já tiveram homologação do Poder Executivo e 253 da União.

Além deste panorama em tempo real, o monitor dispõe de informações sobre análise climática e lista investimentos e ações realizadas pelo governo, possibilitando a gestão orientada por dados e evidências. “Este é um dos produtos que serão entregues à sociedade gaúcha dentro do programa Supera Estiagem. São iniciativas que caracterizam a nova forma do governo tratar o problema da falta de chuvas, com um olhar permanente, a fim de minimizar os efeitos pontuais. O monitor reúne informações das variações de disponibilidade hídrica e seus prejuízos, as ações governamentais, possibilitando a revisão de iniciativas e proposições mais assertivas”, reforçou a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.

O desenvolvimento do monitor foi coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), com colaboração da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR) e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. As melhorias foram implementadas pela Codex, especialista em soluções de gestão e análise de informação.

A plataforma teve como base três pilares: informações espaciais, com a geoespacialização de todos os municípios que estão em situação de emergência; padronização e análise de dados; e disponibilização das informações de forma intuitiva e objetiva. O monitor também disponibiliza links para ferramentas externas, como a Sala de Situação e o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS).

O titular da Seapi, Giovani Feltes, ressaltou que essa é uma ferramenta que dá transparência aos dados e, ao mesmo tempo, traz informações úteis para a sociedade. “Os dados gerados por meio do Simagro-RS, também disponíveis no monitor, dão suporte ao produtor rural para o planejamento de suas atividades dentro das propriedades”, enfatiza Feltes.

 

 

Fonte Rádio Guaíba