Estado pode ter nos próximos dias o maior episódio de chuva em meses
O Rio Grande do Sul pode ter nos próximos dias o maior episódio de chuva em meses, conforme avaliação da MetSul Meteorologia. A chuva no estado não apenas deve ser generalizada como deve ter volumes mais altos com acumulados perto ou acima de 50 mm em grande número de cidades, o que ainda não se viu neste ano e tampouco no final de 2022. Todos os modelos numéricos analisados pela MetSul em suas projeções apontam para cenário de instabilidade por vários dias seguidos no território gaúcho com expectativa de chuva em todas as regiões do estado. Muitas cidades gaúchas devem ter os volumes mais altos de precipitação dos últimos meses, embora não se preveja que a chuva seja volumosa em todo o estado.
A soma de vários dias seguidos com registro de precipitação e com períodos de chuva moderada a forte deverá trazer acumulados expressivos em muitas localidades gaúchas. Há possibilidade de antes mesmo de março completar dez dias que alguns municípios já superem a média de precipitação do mês todo. Não será o fim da estiagem e da mesma forma dificilmente um único evento de precipitação é capaz de garantir a reposição hídrica de muitos meses com chuva abaixo da média, entretanto em diversos pontos a chuva deverá proporcionar um relevante alívio.
No fim de semana, a instabilidade deve ser mais expressiva e generalizada. Entre sábado e o domingo, a cobertura de nuvens será maior e a chuva em muitas cidades não será mais a que ocorre da tarde para a noite pelo calor, podendo se dar a qualquer hora do dia. No Oeste, o tempo pode apresentar melhoria em parte da região já no sábado e estará mais firme durante o domingo, quando a chuva tende a se concentrar mais na Metade Leste. Os modelos indicam a ocorrência de chuva ainda no estado na segunda e na terça, com alguns prolongando a instabilidade de forma mais localizada até quarta e quinta da semana que vem. Quanto à segunda-feira, há divergência. O modelo europeu projeta chuva ainda em diversas áreas do estado na segunda ao passo que o modelo meteorológico alemão Icon firma o tempo na maioria das cidades, sinalizando o retorno da chuva para muitos pontos na terça.
Os volumes de chuva podem atingir marcas de 30 mm a 50 mm nos próximos dias na grande maioria das cidades gaúchas com acumulados acima de 50 mm nos próximos cinco a sete dias em diversas localidades, mas em alguns pontos os volumes podem até se aproximar ou passar dos 100 mm.
Fonte https://metsul.com/sequencia-de-dias-trara-maior-episodio-de-chuva-dos-ultimos-meses/ .