Insumos para produção do leite tem deflação de 1,49% EM 2022 no RS

O Índice de Insumos para Produção de Leite Cru do Rio Grande do Sul (ILC) fechou o acumulado de 2022 com uma leve deflação de 1,49%. O resultado está alinhado com o que já apontava o Índice de Inflação do Custo de Produção (IICP) do mesmo período. Relatórios anteriores do indicador já mostrava que após um período de longas altas, já era esperado o resultado negativo no último ano ou, ao menos, abaixo do IPCA. As informações foram divulgadas pela Assessoria Econômica da Farsul nesta terça-feira (31/01).

O resultado é oposto ao movimento de períodos anteriores. No último triênio o indicador apresentou inflação de 74,65% em 2020 e 30,77% em 2021. Isso mostra que mesmo fechando com deflação, o custo está demasiadamente alto fazendo com que muitos produtores sigam apresentando margens negativas. A expectativa é de um movimento de alta para alguns insumos no início deste ano, principalmente do milho, em razão dos problemas de estiagem, mas, também, da energia elétrica e combustíveis. A Assessoria Econômica da Farsul alerta aos produtores a necessidade de se antecipar estrategicamente para uma possível elevação nos preços dos insumos já nos primeiros meses de 2023.

Como exemplo está o preço do milho que voltou a subir em dezembro de 2022. Com a estiagem que atinge algumas regiões do sul do Brasil e a Argentina, a safra atual já foi duramente atingida, puxando a cotação no último mês do ano passado. Já a soja apresentou queda em razão da retração na taxa de câmbio. De uma forma geral, a cesta de insumos apresentou queda, especialmente nos fertilizantes, combustíveis e energia elétrica. Esse panorama contribuiu para uma queda de 1,78% no ILC para dezembro.

Conseleite-RS

O valor de referência do leite no Rio Grande do Sul está previsto em R$ 2,1592 o litro no mês de janeiro. O indicador, divulgado no dia 24 de janeiro pelo Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado do Rio Grande do Sul (Conseleite/RS), é 1,9% menor do que o consolidado do mês de dezembro de 2022 (R$ 2,2010). Há uma preocupação entre as entidades que compõem o Conselho de o cenário resulte no abandono da atividade por parte dos produtores.