Com prejuízos superiores a R$ 10 milhões, Novo Cabrais é o segundo município da região a decretar emergência devido estiagem
A baixa quantidade de chuva, agravada pela estiagem de três safras anteriores, fez o Prefeito Leodegar Rodrigues, Decretar Situação de Emergência no Município de Novo Cabrais, através do decreto 4455/2023.
Segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e conforme levantamento da Emater e das Secretarias de Agricultura e Obras do município, o prejuízo estimado até o momento já chega a 10 milhões. As lavouras já estão bastante afetadas e com o prognóstico da continuidade da estiagem, esses valores tendem a aumentar ainda mais nos próximos meses.
Existem aproximadamente 10 famílias sem água para o consumo, todas elas no interior do município, onde as vertentes já não tem mais capacidade de abastecimento.
Com o Decreto de Situação de Emergência será possível a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. O documento ainda precisa ser homologado pelo governo do Estado e reconhecido pela União para que os produtores das áreas atingidas possam obter benefícios. Paraíso do Sul na última sexta-feira já havia decretado emergência.