Confiança da indústria brasileira cresce em 26 setores

O Índice de Confiança do Empresarial Industrial (Icei) subiu em 26 de 29 setores industriais. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 19, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na passagem de julho para agosto. Apesar de queda em três setores, estes também seguem otimistas em relação à economia, pois a queda não foi suficiente para reverter a reverter a confiança acumulada nos meses anteriores.

As maiores variações positivas na confiança ocorreram nos setores Couro e artefatos de couro (+7,1 pontos), Biocombustíveis (+4,6 pontos) e Produtos de metal (+4,2 pontos). Os três setores que registraram queda foram Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (-2,5 pontos), Produtos de limpeza, perfumaria e higiene pessoal (-1,8 (-1,8 ponto) e Máquinas e equipamentos (-0,3 ponto).

Todos os setores industriais registraram melhora na avaliação das condições atuais da economia brasileira e 20 setores fizeram uma transição de uma percepção de piora da economia brasileira na comparação com os últimos seis meses, em julho, para uma percepção de melhora da economia, em agosto. A confiança do setor industrial avançou em todas as regiões do Brasil: Centro-Oeste (+3,5 pontos); Norte (+3,1 pontos); Sul (+2,2 pontos); Nordeste (+2,2 pontos); e Sudeste (+2,1 pontos).

Foram entrevistadas 2.251 empresas, sendo 883 de pequeno porte, 832 de médio porte e 536 de grande porte entre 1º e 9 de agosto de 2022.