Vitamina B12 é eficaz para atenuar efeitos graves da Covid-19, aponta estudo da Fiocruz

A vitamina B12 é capaz de regular processos inflamatórios que estão relacionados a casos graves de Covid-19, segundo um estudo realizado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Minas e divulgado nesta sexta-feira. A pesquisa ainda não passou pela revisão de pares. Todos os dados gerados foram publicados em um artigo, enquanto é aguardado o processo de revisão.

Os pesquisadores compararam amostras de sangue de pacientes hospitalizados em estado grave ou moderado com amostras de pessoas saudáveis. Segundo as análises, os pacientes com Covid-19 apresentavam alteração de muitos genes, mesmo com tratamento que envolveu corticoides por cerca de 11 dias.

“Com a introdução da vitamina B12, a expressão dos genes inflamatórios e de resposta antiviral dos pacientes se aproximou à dos indivíduos saudáveis, mostrando a eficácia da vitamina para o controle da inflamação”, diz a nota.

A vitamina B12 é capaz de atenuar um quadro chamado de tempestade inflamatória, que ocorre quando o organismo apresenta uma resposta imune de forma exagerada.

“É importante destacar que, antes que a B12 possa ser usada com segurança para o tratamento dos pacientes com Covid-19, ainda é necessária a realização de um estudo clínico, ou seja, diretamente no organismo humano. Deve-se ressaltar também que não adianta tomar a vitamina por conta própria, como medida de prevenção, uma vez que nosso estudo só constatou a eficiência da B12 para a normalização de processos inflamatórios alterados pela doença”, destaca o pesquisador Roney Coimbra, coordenador do estudo.

 

 

 

fonte R7