Crianças participam de aula da Engenharia Mecânica na UFSM/Cachoeira

Na semana passada, o campus da UFSM em Cachoeira do Sul recebeu visitantes muito especiais: crianças de várias idades, que participaram de uma aula do curso de Engenharia Mecânica e tiveram a oportunidade interagir com protótipos produzidos pelos alunos do curso.

O desafio proposto pelo Prof. Ederval Lisboa, aos acadêmicos da disciplina de Mecanismos, foi a construção de brinquedos autômatos (aparelhos mecânicos que, com aparência humana ou de animais, reproduzem seus movimentos), tendo como inspiração um dos poemas do álbum “A arca de Noé”, de Vinícius de Moraes.

Os estudantes Eagro Müller e Maurício Meier, com o poema O Girassol, criaram um modelo simulando as abelhas brincando num carrossel de girassol. Já as alunas Eloisa da Rosa e Laura Camargo seguiram o poema As Borboletas, construindo uma borboleta, batendo as asas num jardim florido. Por fim, os estudantes Saulo Porto, Heric dos Passos e Nisrin Khaled, usaram o poema O Pintinho para fabricar um protótipo onde vários pintinhos saiam e voltavam para seus ovos.

Num primeiro momento, cada grupo explicou sobre os elementos da engenharia empregado nos projetos, como engrenagens, cames, polias, correias, entre outros. Em seguida foi a hora da criançada ficar à vontade para testar cada brinquedo, pois um dos pontos da avaliação se tratava da resistência dos brinquedos em relação à interação das crianças. Para o prof. Ederval, o resultado da atividade foi muito satisfatório. “Este é um momento enriquecedor, principalmente quando falamos das crianças, que já começam a perceber o quanto a engenharia pode ser encantadora”, complementa o docente.