Alunos da UFSM apresentam projetos de restauro para a Estação Ferroviária da Ferreira

Sete grupos de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, coordenados pela professora Paula Olivo, apresentaram na segunda-feira (15) seus projetos para o restauro da Estação Ferroviária da Ferreira.

A apresentação foi acompanhada por integrantes do grupo “Movimento pela Restauração – Estação de Ferreira”, composto por representantes da Prefeitura e da comunidade. A vice-prefeita Angela Schuh prestigiou a apresentação dos trabalhos e disse estar muito feliz em ver os alunos pensando em alternativas para o espaço que faz parte da história de Cachoeira. “Gostei especialmente dos projetos que mantêm a originalidade do prédio, pois acredito que os traços da Estação devem ser preservados, agregando outros elementos necessários para seu uso pela comunidade”, pontuou Angela.

A apresentação dos projetos contemplou uma diversidade de usos para a Estação e para o entorno, como a utilização do pavilhão para eventos, cafés e ateliês para oficinas e trabalhos sociais e a parte externa com possibilidade de construção de espaços de esporte e lazer, como pista de ciclismo e outros.

Para o acadêmico de Arquitetura e Urbanismo Leonardo Borba Brum, a integração da UFSM com o Movimento é de grande importância. “O fato de sabermos que há interesse em fazer alguma mudança na Ferreira serviu de incentivo para a gente caprichar ainda mais no projeto”, explicou o estudante.