Secretaria de Inclusão Social alerta sobre Golpe referente ao Auxílio Brasil

A Secretaria Municipal de Inclusão Social (SMIS) alerta sobre um golpe que está sendo chamado de “Golpe do Auxílio”, que utiliza o nome do programa Auxílio Brasil, do Governo Federal, prometendo pagamento de benefícios através de um link.Segundo o Ministério da Cidadania, o objetivo do golpe é a tentativa de roubar o dinheiro das vítimas.As abordagens são feitas na maioria das vezes, através do whatsapp, mas também é possível que cheguem via SMS ou email.Em alguns casos, chegam a se passar pelos CRAS, direcionando para um link que solicita dados pessoais do beneficiário e até mesmo a chave pix. De acordo com o Ministério, não existe nenhum benefício que seja pago dessa forma, além de nunca enviar links para usuários.


Os únicos meios de pagamento do Auxílio Brasil são através de conta Poupança Digital e conta corrente de depósito à vista.


O secretário Itamar Luz, salienta que o CRAS é responsável pela entrevista das famílias, onde o cadastrador digita os dados coletados no Sistema de Cadastro Único. O CRAS não efetua pagamentos nem oferta empréstimos para os beneficiários, portanto, deve ser desconsiderada qualquer mensagem recebida em nome dos CRAS de nosso Município.