Governo do RS esteve reunido com coordenadores estaduais da Defesa Civil

O governo do Estado recebeu, nesta quarta-feira (10/8), 21 coordenadores estaduais de Defesa Civil que participarão das reuniões do Conselho Nacional dos Coordenadores de Defesa Civil (Congepdec). O evento, que segue até quinta-feira (11/8) no Palácio Piratini, alinha ações e promove a troca de experiências entre todos os sistemas de Defesa Civil do país.

O Congepdec é um colegiado de gestão de riscos e desastres, composto por todos os coordenadores estaduais das unidades da federação, com enfoque em difundir boas práticas, fortalecer e integrar o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e discutir e aprimorar as legislações referentes ao tema, entre outras pautas.

O governador Ranolfo Vieira Júnior abriu o encontro e comentou a importância da Defesa Civil na proteção da sociedade. “Devemos saudar esse encontro que representa a busca pelo conhecimento e a constante qualificação. Vivemos em um período de problemas climáticos no mundo todo e isso acarreta uma maior atenção e atuação do poder público. No Rio Grande do Sul, tivemos recentemente uma grave estiagem, quando 426 municípios decretaram situação de emergência. Nossa Defesa Civil mapeou as cidades e contribuiu com ações. Sua atuação também foi fundamental na implosão do prédio da Secretaria da Segurança Pública, uma operação complexa”, afirmou.

A reunião de trabalho foi a primeira do secretário-chefe da Casa Militar do Rio Grande do Sul e coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes, como presidente do Congepdec. “Aqui debatemos, aprendemos, estudamos e aprimoramos nossas atuações. Cada coordenador apresenta seus casos e como foram realizadas suas operações. Independentemente da característica do Estado, essa troca colabora na busca de soluções e celeridade nas ações de todas as defesas civis”, destacou.

O encontro no Palácio Piratini é o segundo promovido pelo Congepdec neste ano. O primeiro ocorreu em Curitiba, em 23 e 24 de março. O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves, comentou sobre a unidade que é buscada pelo conselho. “Em 2004, usei a experiência bem-sucedida do Rio Grande do Sul para trabalhar na estiagem que então afetava Minas Gerais, minha região. Esse propósito segue nesse grupo de coordenadores. É assim que encontramos soluções e boas práticas de gestão para a proteção da população”, finalizou.

Moeda comemorativa

Durante o encontro, o coronel Júlio César Rocha Lopes apresentou a primeira moeda comemorativa da Casa Militar do Rio Grande do Sul. A peça, que simboliza respeito e reconhecimento, será entregue para aqueles que, de alguma forma, são importantes para a instituição e a sociedade gaúcha. De um lado da moeda está grafado o logotipo da Defesa Civil, no outro, consta o brasão do Estado e a descrição da Casa Militar.