Governo deve manter parcelas de R$ 1 mil para taxistas até o fim do ano

O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, repercutiu o início do pagamento dos novos benefícios durante visita institucional a uma agência da Caixa Econômica Federal, na avenida Assis Brasil, na zona Norte de Porto Alegre, nesta quarta-feira (10). Ele comemorou o início dos depósitos do Auxílio Caminhoneiro, e reiterou que a lista de beneficiários ainda não está fechada.

Até o momento, somente os 190,8 mil profissionais que tiveram operações de transporte registradas na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 2022 tiveram acesso ao programa do Governo Federal. Os demais, que também estão ativos na base de dados, vão preencher um formulário que vai dar acesso ao benefício a partir da terceira parcela.

Nós pegamos os que movimentaram cargas nos últimos tempo, pagamos o primeiro lote e na segunda-feira vamos disponibilizar um formulário para que o caminhoneiro possa se autodeclarar transportador autônomo de cargas. Em seis de novembro, pagamos mais um lote referente às parcelas de junho, julho e agosto”, ressalta Oliveira.

A autodeclaração estará disponível no Portal Emprega Brasil e no aplicativo Carteira de Trabalho Digital. O processo ficará aberto até 29 de agosto. Quem estiver com situação cadastral “pendente” ou “suspensa” junto à ANTT deve procurar o órgão para regularizar o registro antes do preenchimento do formulário.

Taxistas

A PEC dos Benefícios, promulgada pelo Congresso há quase um mês, prevê ainda a ajuda aos motoristas de táxi. Neste caso, o levantamento dos profissionais ativos foi feito pelas prefeituras. Ainda conforme José Carlos Oliveira, a maior parte dos 5570 municípios brasileiros já forneceu os dados necessários para o início da operação.

“Levando em consideração a quantidade de taxistas, poderíamos ter que reduzir a parcela no final. Mas, pelo o que eu estou sentindo, pelas informação que temos, não deveremos ter mais de 333 mil taxistas aptos a receber. Por tanto, vamos conseguir levar os depósitos de R$ 1 mil até o final”, afirma o ministro.

 

 

 

fonte Rádio Guaíba