Bayer e FecoAgro/RS dão início a Academia de Jovens Líderes do Agro

Com a participação de 42 jovens e 18 cooperativas agropecuárias gaúchas, foi dada a largada para a primeira edição da Academia de Jovens Líderes do Agro. A iniciativa da Bayer e da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) tem por objetivo incentivar a participação dos jovens no dia a dia da propriedade rural, além das associações e cooperativas, de forma a que este desenvolva competências na gestão dos projetos e na tomada de decisões.

O primeiro encontro ocorreu recentemente de forma presencial no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS). Ao longo do curso, os jovens cooperativistas participarão de sessões com um time de especialistas que vão abordar temas relacionados à liderança, desenvolvimento de equipes, inovação e transformação digital. No total, serão três módulos com encontros virtuais ao longo do ano.

Para o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, desenvolver novas lideranças torna-se hoje condição essencial para a solução de desafios complexos que não se pode mais deixar de enfrentar. “A questão é se estamos à altura dos desafios atuais, onde os movimentos de transformação estão acontecendo de forma consistente ao redor do mundo. Entendemos que a colaboração entre empresas parceiras e cooperativas, como nesse curso, contribuirá de forma assertiva para esse enfrentamento”, destaca.

Os jovens terão também uma mentoria para desenvolvimento e gestão de um projeto. Ao final os grupos apresentarão estas propostas em uma banca formada por representantes da FecoAgro/RS e de representantes das cooperativas e o grupo do melhor projeto avaliado será premiado com uma visita à fazenda modelo em sustentabilidade do programa Bayer Foward Farming no Brasil e um curso de agricultura digital da Universidade FieldView, braço de capacitação da plataforma de agronomia digital da Bayer.


Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective