Expointer supera 5 mil animais inscritos

O Parque Assis Brasil, em Esteio, receberá mais de 5 mil animais na 45ª Expointer. Conforme a Secretaria da Agricultura (SEAPDR), o número de inscrições de animais chegou a 5.093, sem ainda levar em conta as inscrições dos exemplares rústicos, que seguem até o próximo dia 10. O número supera o do ano passado, quando 2.825 animais de argola foram inscritos, e o de 2019, que, antes da pandemia, contabilizou 3.975 animais.

Entre as novidades está a volta de algumas raças à feira, que se realiza de 27 de agosto a 4 de setembro. Além do retorno da raça bovina de corte Bravon, que não participava do evento há duas décadas, a exposição contará novamente com os ovinos leiteiros Lacaune. “Também volaram os cavalos Mangalarga Marchador e os bovinos Sindi, Shorthorn e Red Poll”, enumera o diretor de Feiras e Exposições da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Nathã Carvalho.

Pelo levantamento da SEAPDR, os bovinos de corte totalizaram 665 exemplares de 16 raças. Também constam 132 zebuínos, 16 bubalinos, de duas raças; 403 bovinos de leite, de quatro raças e 157 bovinos mistos com quatro raças. Os equinos estarão representados por dez raças que totalizam 809 inscritos.

Os ovinos totalizaram a participação de 892 animais de 15 raças. Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), esta é a maior participação de sua história no evento, com 83 inscritos a mais que no ano passado. De acordo com o presidente da entidade, Edemundo Ferreira Gressler, “a pujança da genética será a grande marca nesta 45° Expointer”.

Nas estreias, os destaques estarão na exposição do Nelore Pintado e dos caprinos Kalahari, raça para corte, que está entre os 131 animais inscritos.

 

 

 

fonte Correio do Povo

 

Comente este artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse com a Fandango