Ministério da Saúde deve permitir 4ª dose contra Covid-19 para pessoas acima de 40

O Ministério da Saúde deve liberar a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 a pessoas com 40 anos ou mais. A medida pautou, nesta quinta-feira, uma reunião do Programa Nacional de Imunização (PNI). O anúncio oficial sobre a permissão da nova dose de reforço para esse público deve sair nos próximos dias.

No início de junho, o Ministério da Saúde já havia recomendado a quarta dose do imunizante para pessoas acima dos 50. Desde então, as pessoas dessa faixa etária, que já tomaram a primeira dose de reforço (3ª dose) há mais de quatro meses, se tornaram elegíveis para reforçar a proteção.

Na ocasião, o governo enfatizou a necessidade de imunizar, especialmente, trabalhadores acima dos 50 anos com atuação na linha de frente dos serviços de saúde, com maior risco de contaminação. As vacinas da Pfizer, Janssen e Astrazeneca são usadas, independentemente da dose aplicada anteriormente.

O motivo para ampliar a vacinação, segundo o Ministério da Saúde, é o aumento da transmissão da Covid-19, com crescimento de casos graves, hospitalizações e óbitos, observados principalmente em locais em que as coberturas vacinais não atingiram nível satisfatório.

“Embora existam, até o momento, poucos dados em relação à magnitude e duração do benefício de uma segunda dose de reforço com vacinas Covid-19, diferentes estratégias de vacinação devem ser utilizadas com base na situação epidemiológica e na disponibilidade de vacinas. O surgimento de novas variantes de preocupação e tendência de aumento do número de casos de Covid-19, também devem ser considerados, sobretudo para recomendações a grupos mais vulneráveis e expostos”, dizia o documento assinado pela Secretaria de Enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde.

 

 

fonte R7