Novo Cabrais luta para implantar Centro de Educação e Tecnológica em parceria com IFSUL

Na última semana, aconteceu uma importante reunião entre representantes do da Prefeitura de Novo Cabrais, Legislativo, membros da reitoria do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSUL) e direção do campus de Lajeado. No encontro, foram tratados assuntos relacionados ao estabelecimento de parcerias educacionais e a instalação do centro de referência do IFSUL em Novo Cabrais.
Após a primeira visita ao município realizada em janeiro e da reunião em Pelotas que aconteceu em abril para tratar sobre a implementação de um Centro de Referência em Educação Profissional e Tecnológica no município, novamente uma equipe do Instituto esteve em Novo Cabrais.
O objetivo é viabilizar a oferta de cursos, incluindo técnicos, de graduação e de especialização, que trarão grandes benefícios à comunidade, vinculado a uma instituição pública e de qualidade, que atenderá desde a formação continuada de professores até as demandas por qualificação pessoal e profissional.
Após a explanação, a equipe se dirigiu até a EMEF Teófilo Teodoro Streck, onde foi realizada uma análise da estrutura do prédio e avaliada as condições da escola para sediar o Centro de Referência em Educação.
Na sequência foi realizada um visita ao Horto Cura Tudo, localizado junto a Escola Pedro Lovato na localidade do Cortado, onde os visitantes puderam acompanhar de perto o trabalho realizado pelo Grupo de Saúde Popular Comunitária e conhecer o espaço disponível para implantação de projetos junto a este espaço.
Na manhã seguinte, o grupo realizou uma visita ao Parque Witeck, onde pode conhecer um pouco mais de nosso município.
Segundo a Secretária de Educação Rosana Kohls “Após a visita , percebe-se que há grandes possibilidades de se efetivar essa parceria. As instalações do município foram muito elogiadas e atendem as necessidades iniciais , necessitando de alguns ajustes . Na sequência iniciaremos a elaboração do projeto. “