Deputada Zilá participa do 1º Happy Hour Jurídico da OAB de Cachoeira

Nesta quinta-feira (12) às 19h, na sede da OAB em Cachoeira , a deputada Zilá Breitenbach, participará do 1º Happy Hour Jurídico da OAB ao lado da Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer do município, Marcia Tischler.
No evento Zilá, que é presidente do PSDB Mulher RS, falará sobre a valorização feminina e o combate à violência de gênero; a Lei Estadual 15.793/2022, que prevê a capacitação de mulheres vítimas de violência, de sua autoria. Também abordará o Projeto de Lei 413/2021, que trata da importância do mapeamento genético em pacientes com alto risco de desenvolvimento de câncer de mama.
A deputada é integrante das Comissões Permanentes da Agricultura, do Mercosul e Presidente da Comissão da Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS. Também preside a Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência e é membro atuante da Frente Parlamentar de Combate aos Privilégios. Em seu quarto mandato, tem 30 leis sancionadas e mais 18 projetos tramitando, onde destacam-se textos ligados ao combate a corrupção, desenvolvimento econômico e defesa dos direitos das mulheres, crianças e adolescentes.
“Apesar de mais escolarizada, a mulher ainda ganha cerca de 75% do salário masculino, e mesmo sendo a maioria da população tem presença acanhada no quadro de liderança nas empresas. Além disto temos pouca representatividade também na política, e em outras áreas, como na agropecuária”, explica Zilá que reforça “mesmo com avanços a partir da Lei Maria da Penha, ainda temos dados elevados de violência de gênero o que coloca o Brasil no 5º lugar no ranking mundial de feminicídios, em uma comparação entre 83 países, com uma taxa 2,4 vezes maior que a taxa mundial de dois assassinatos a cada 100 mil mulheres. Assim vemos o quanto é necessário manter o debate sobre o que cada um pode fazer, tanto para reduzir as estatísticas de violência, quanto para diminuir a disparidade entre homens e mulheres no mercado de trabalho”.

I