Vacina BCG em Cachoeira passa a ter dias e locais para aplicação

Em atenção ao Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde em Cachoeira do Sul precisou estabelecer alterações nos protocolos para aplicação da vacina BCG nos postos da rede municipal. A partir de agora – e até que normalizem os estoques do imunizante, numa previsão da pasta de aproximadamente sete meses – o serviço em questão obedecerá uma programação de dias e locais, dada a disponibilidade limitada da vacina em âmbito nacional. O documento do Governo Federal menciona estratégias para que se evite o desabastecimento e protocolos que venham auxiliar o melhor acompanhamento da procura/demanda, destacando a necessidade dos estados de otimizarem e fazerem uso racional desse imunizante no período indicado.

Por esta razão, a partir da próxima segunda-feira (16/05) a distribuição da BCG ocorrerá somente nos dias e locais indicados, sempre no período entre 9h às 11h45min e das 13h às 15h:

* SEGUNDAS-FEIRAS – EAP Central (Prédio do INSS)

QUARTAS-FEIRAS – EAP Centro Social Urbano (Bairro Santa Helena)

* SEXTAS-FEIRAS – EAP Marina (Bairro Marina)

QUEM DEVE RECEBER A BCG

A vacina é indicada de rotina a partir do nascimento até antes de a criança completar 5 anos de idade. Pessoas de qualquer idade que convivem com portadores de hanseníase (lepra). A vacina BCG protege contra a tuberculose – doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. A doença não afeta apenas os pulmões mas, também, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).