Temperaturas devem despencar na próxima semana no Rio Grande do Sul

Embora o RS tenha registrado, nas últimas semanas, temperaturas mais amenas, incluindo mínimas abaixo dos 5ºC, o Estado ainda não vivenciou neste ano o frio intenso e contínuo de modo generalizado. Entretanto, isso deve mudar a partir da próxima semana, incluindo a possibilidade de onda histórica de frio para esta época do ano.

De acordo com a Climatempo, as temperaturas caem já nesta sexta-feira (13)

Mas é na próxima semana, especialmente a partir de terça-feira (17), que as temperaturas devem ter uma queda mais brusca no Rio Grande do Sul.  Segundo a Climatempo, uma frente fria avança no fim de semana, acompanhada de um ciclone extratropical — que vai ficar parado por vários dias no oceano — e um por uma intensa massa de ar polar.

É essa massa de ar polar que será a responsável por derrubar as temperaturas de forma significativa, provocando uma sensação de frio intenso em todo o Estado. Os modelos meteorológicos indicam, inclusive, a possibilidade de recordes nos termômetros.

Embora ainda seja cedo para cravar as temperaturas previstas para a próxima semana, praticamente todas as regiões podem ter mínimas abaixo de 10ºC, incluindo temperaturas negativas. As máximas, de forma generalizada, não devem chegar a 20ºC. Como de costume, a região serrana deve sentir de forma mais intensa o frio. Há possibilidade de geada para todo o Estado, mas desta vez com risco de maiores danos à agricultura do que a geada desta sexta-feira (13) .

 

fonte Gaúcha/ZH