Inaugurado o Gabinete Odontológico no Bosque

A Administração Municipal inaugurou nesta terça-feira (10/05), o consultório odontológico da Estratégia de Atenção Primária (EAP) Rural Volante Norte, junto à unidade localizada no Distrito do Bosque. A solenidade comandada pela vice-prefeita Angela Schuh, em substituição ao prefeito José Otávio Germano, e pelo secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, ocorreu em clima informal e reuniu secretários municipais e o vereador Antônio Ramos Maciel Júnior, representando o Legislativo Municipal, além da equipe que atua na unidade e demais servidores públicos. “Trabalhar para qualificar a rede de atenção básica sempre foi nossa principal meta, seja na área urbana do município ou no interior”, registrou, em seu pronunciamento, o titular da Saúde. “Faz parte desse projeto atacar o déficit de servidores da pasta, a compra coletiva de R$ 1,4 milhão em materiais para o reaparelhamento dos postos de saúde, a ampliação da rede de saúde mental (criação do Caps i, Ament, TeAcolhe, TeAtende para unirem-se ao Caps II, Caps AD e residenciais terapêuticos) a inauguração de novas unidades (ESF Tupinambá e EAP Alto do Amorim), como é o caso de ampliar a assistência odontológica pelo perímetro rural da cidade, já que em março o Piquiri ganhou seu gabinete dentário”.

A vice-prefeita Angela Schuh, que acumula a Secretaria Municipal da Educação, vistoriou as instalações e parabenizou a gestão da SMS pelos esforços na qualificação da saúde e bem-estar da comunidade, destacando o empenho do odontológo Orlênio Cassol, coordenador da área na secretaria, que depois de muitos anos de serviço público, prepara-se para a aposentadoria. O projeto de implantação da saúde bucal exigiu a reforma do prédio e adaptações para acomodar, além do gabinete dental, uma sala de esterilização dos materiais. Atualmente, também oferecem acompanhamento dentário na zona rural os postos localizados nos distritos de Ferreira, Três Vendas e, ultimamente, Piquiri. As consultas odontológicas estarão disponíveis no Bosque às terças-feiras, no horário de funcionamento do posto de saúde (7h30min às 12h30min) – a Equipe Rural Volante Norte programa os atendimentos das localidades atendidas em dias específicos da semana. A EAP presta ainda consultas médicas e de enfermagem, vacinação contra a Covid-19, acompanhamentos de pré-natal, puericultura e saúde da mulher, curativos e aplicação de medicações.

ESTRUTURA

Estratégia de Atenção Primária (EAP) que atende o Bosque conta com uma equipe de sete servidores, sendo um agente comunitário de saúde, um técnico de enfermagem, um enfermeiro, uma higienizadora, um odontólogo, um médico clínico geral e um motorista. A unidade realiza, mensalmente, uma média de 150 atendimentos.

Atendimentos no Bosque:

Terças-feiras

Horário: 7h30min às 12h30min