Seduc divulga os resultados da 1ª edição de 2022 da avaliação diagnóstica “Avaliar é Tri RS”

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) divulgou, os resultados da 1ª edição de 2022 da avaliação diagnóstica “Avaliar é Tri RS”. Realizada entre os dias 11 e 15 de março, a prova contou com a participação de 624 mil estudantes de 2.147 escolas estaduais.

Foram aplicados questionários dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1° ao 3° do Ensino Médio. Os testes foram realizados somente de forma impressa e no modo presencial nas instituições de ensino da Rede.

Do 2º ao 4º do Ensino Fundamental foram aplicadas 40 questões. Do 5º ao 6º ano do Ensino Fundamental foram aplicadas 44 questões. Já o 7º, o 8º e o 9º do Ensino Fundamental, juntamente com o Ensino Médio, receberam 52 questões.

Conforme a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, a avaliação diagnóstica é uma importante ferramenta para mitigar as perdas de aprendizagem ocorridas na pandemia.

“A edição de 2021 da prova serviu de base metodológica para a formatação do Programa Aprende Mais. Portanto, a avaliação diagnóstica é um norteador das ações pedagógicas e permite a realização de uma intervenção focalizada e cirúrgica daquilo que é mais necessário para o aluno.  Seguimos, ao longo do ano, com avaliações bimestrais para aferir de forma contínua o aprendizado dos estudantes”, destaca.

Após a realização dos testes, os resultados individualizados de cada aluno ficam disponíveis na plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora, e na plataforma Foco Escola. Assim, equipes diretivas e professores podem acessar os dados.