Secretaria Estadual da Saúde esclarece dúvidas de prefeituras sobre cirurgias eletivas

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, se reuniu nesta quarta-feira (4) com os presidentes do Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí (CI Jacuí), Marciano Ravanello, prefeito de Arroio do Tigre, e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Carlos Gustavo Schuch, prefeito do município de Vale Verde.

No encontro, realizado de forma virtual, os municípios receberam orientações da diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (Dgae) da Secretaria da Saúde, Lisiane Fagundes, sobre o uso de parte dos recursos pagos pelo Estado no final de 2021 para reduzir a fila por cirurgias eletivas nos municípios.

Pelo acordo assinado pela Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), pelo menos 20% do valor repassado às prefeituras, referente a dívidas não pagas entre 2014 e 2018, devem ser usados para a diminuição das filas de espera para consultas e cirurgias. Atualmente, segundo os dois consórcios, há 1.068 pessoas à espera de cirurgias no Vale do Jacuí e no Vale do Rio Pardo.

Grande parte dos pacientes, na fila por até 15 anos, será atendida com os recursos que entraram no caixa dos municípios. Ravanello e Schuch, no entanto, apresentaram dúvidas sobre o custo dos procedimentos.

Como os prefeitos solicitaram apoio para custeio de possíveis intercorrências como a necessidade de leitos de UTI, a secretária pediu um plano operativo dos dois consórcios para o Estado avaliar em conjunto com os municípios, alternativas para o pleito recebido.

“O Estado dá suporte às decisões municipais”, disse a secretária Arita Bergmann. “Dentro desse raciocínio, nossas coordenadorias têm capacidade de levantar o custo médio de cada procedimento para os municípios e dar os encaminhamentos possíveis”.

A secretária da Saúde também convidou os prefeitos para o lançamento do programa Cirurgia +, estratégia do governo gaúcho para ampliação temporária de acesso à realização de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos eletivos, no próximo dia 13, no município de Portão.