Ação de fiscalização da Prefeitura de positivados vence o Prêmio Melvin Jones do Lions

Em cerimônia realizada ontem, no auditório da Sicredi, o Projeto “Ação de Fiscalização de Pacientes Positivos para Covid-19, suspeitos e contactantes”, da Prefeitura de Cachoeira do Sul, recebeu o Prêmio Melvin Jones, que neste ano escolheu as melhores experiências exitosas no enfrentamento da Covid-19.

O prêmio foi entregue pela presidente do Lions Clube Cachoeira do Sul, Denise Caspani, à enfermeira Simone Mônego e ao coordenador da Defesa Civil, Edson das Neves Junior.

A ação iniciou no dia 2 de junho de 2021, por iniciativa do Prefeito José Otávio Germano, que determinou à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e à Secretaria Municipal de Saúde que realizassem visitas para monitorar o cumprimento do isolamento domiciliar de pacientes positivados ou suspeitos com o objetivo de quebrar a cadeia de contágio e velocidade de transmissão da COVID-19.

No início da ação, Cachoeira do Sul vivia um dos piores cenários com mais de 1,4 mil pacientes positivados ou suspeitos em isolamento e o HCB tinha uma taxa de ocupação de 129% de sua UTI COVID-19, inclusive com pacientes sendo transferidos para outros municípios.

O sucesso da fiscalização, reconhecida pelo Governo Municipal como um dos principais fatores de controle da pandemia, juntamente à vacinação, se deu pelo esforço de servidores de diversas secretarias e pela atuação efetiva dos agentes da Defesa Civil e dos agentes de saúde e de combate a endemias da Secretaria da Saúde.

Números da fiscalização:

– Quase 30 mil visitas;

– 6 acionamentos do SAMU;

– 48 acionamentos do CRAS;

– Descumprimento de isolamento caindo de 11%, no início da operação, para 1% atualmente.