Pagamentos antecipados do 13º salário do INSS começam neste mês

O governo publicou no último dia 18 o decreto que antecipa o pagamento do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS. A primeira parcela começa a ser paga no dia 25 de abril. A segunda parcela será paga no mês seguinte, em maio.

Quem tem direito ao 13º do INSS?

Terá direito à antecipação os segurados que durante o ano de 2022 tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Segundo o INSS, serão contemplados com a antecipação cerca de 30,5 milhões de benefícios em todo o Brasil. Ao todo, a medida injetará na economia cerca de R$ 56,7 bilhões.

Quem não recebe?

A gratificação não é paga a quem ganha benefícios assistenciais como o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social) e Renda Mensal Vitalícia.

Quando os pagamentos serão feitos?

O pagamento será feito em duas parcelas, junto com o benefício de cada mês.

— Primeira parcela: 50% do valor, de 25 de abril a 6 de maio;

— Segunda parcela: 50% do valor, de 25 de maio a 7 de junho, menos o valor devido do imposto de renda, para quem se aplicar.

O INSS começa a pagar o benefício no dia 25 de abril. A segunda parcela será paga no mês seguinte, em maio.

São dois calendários, um para quem recebe 1 salário mínimo e outro para quem recebe mais.

Qual o valor do benefício?

A primeira parcela do 13º equivale a exatamente a metade do valor do benefício mensal para os segurados que já estavam aposentados em janeiro deste ano. Já a segunda parcela tem os descontos de Imposto de Renda, para quem tem que pagar.

E quem começou a receber INSS depois de janeiro?

Quem passou a receber o benefício depois de janeiro ganha os valores de forma proporcional.

Como consultar os benefícios do INSS?

Existem três meios para as consultas: por telefone, por site ou por aplicativo. Confira abaixo:

1) Por telefone

Uma maneira simples de fazer a consulta dos benefícios do INSS e obter informações sobre eles é através da central de atendimento por telefone, no número 135. Ao ligar, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes, e informe sobre qual benefício quer informações. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

2) Pelo site

O segurado pode acessar o site Meu INSS, que reúne diversos serviços digitais do INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” e terá acesso ao seu extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

No site, também é possível acessar outros serviços do INSS como agendamentos, solicitação de extratos e consulta do número do benefício.

3) Pelo aplicativo

A consulta do benefício também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer o login, e então, todos os serviços disponíveis e histórico das informações do beneficiário serão listados.