Governador anuncia ex-comandante da BM como novo secretário de segurança pública do RS

O coronel da reserva e ex-comandante geral da Brigada Militar (BM), Vanius Cesar Santarosa, de 53 anos, é o novo secretário de Segurança Pública do RS. O anúncio foi feito neste domingo pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, na ala residencial no Palácio Piratini.

Na mesma ocasião, foi comunicado o nome do secretário adjunto da pasta, o delegado da Polícia Civil, Heraldo Chaves Guerreiro. Eles substituem o governador, que também acumulava a gestão da pasta, e o coronel Marcelo Gomes Frota, que era adjunto.

De acordo com Ranolfo a escolha dos dois novos nomes aconteceu devido ao currículo de ambos e pelo conhecimento em segurança pública. “O critério adotado é exatamente pelo currículo deles. Ou seja: os serviços prestados, a forma e a qualidade dos serviços. Foram esses qualificativos que me fizeram fazer essa escolha”, afirma o governador.

Em 2017, Santarosa foi promovido a tenente-coronel, quando assumiu a chefia do Estado-Maior do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos. Já em 2019, passou a coronel, sendo responsável pela chefia do Departamento de Informática da BM. No ano passado, o novo secretário havia assumido o comando-geral da Brigada, posto que ficou até fevereiro de 2022, quando completou 35 anos de serviço.

Santarosa agradeceu o convite do governador e disse que dará continuidade ao trabalho de Ranolfo na pasta. “Nosso compromisso é dar continuidade ao trabalho que o vice-governador vinha desenvolvendo observando as principais premissas utilizadas para desenvolver o planejamento e execução da segurança pública”, pontua.

O governador também fez o anúncio do novo secretário adjunto da Segurança Pública, Heraldo Chaves Guerreiro. Com 62 anos, ele é delegado da Polícia Civil, e em maio de 2021, havia assumido o Departamento de Polícia do Interior (DPI).