Ponte do Fandango será liberada para ônibus e caminhões até 24 toneladas

A Ponte do Fandango estará liberada nos próximos dias para o trânsito de caminhões até 24 toneladas (dois eixos), ônibus e os demais veículos leves que já estão liberados para passagem. Desde o início deste ano o Prefeito José Otávio Germano está tratando com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) a permissão para a passagem de ônibus e caminhões menores pela ponte.

A autorização do Dnit chegou à Prefeitura de Cachoeira do Sul no início da manhã desta quarta-feira (30) e autoriza, de forma precária, que o Executivo monte uma operação para permitir o trânsito destes veículos.

A Prefeitura estuda agora uma forma de reter os veículos que não são permitidos de trafegar na ponte, liberando a passagem apenas aos que estiverem dentro dos parâmetros. Antes da liberação, a Prefeitura terá que apresentar ao Dnit/Santa Maria a forma como ocorrerá a proibição do tráfego dos veículos.

Desde o início da manhã desta quarta-feira, o Secretário de Governo, Helio Garcia Junior, de Obras, Luciano Lara, da Agricultura e Pecuária, Fernando Cantareli e o coordenador da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior, estão reunidos tratando das formas de retenção dos veículos que não podem passar no local.Todos os equipamentos para a operacionalização da liberação da Ponte do Fandango ficarão por conta da Prefeitura com o auxílio das entidades – Sindicato Rural, Engenho Treichel, Trevisan Alimentos, Sicredi e Cacisc.Os dias e horários que a passagem de veículos será permitida ainda está em análise. Caberá à Prefeitura também a sinalização do local. No documento, assinado pelo engenheiro Hiratan Pinheiro da Silva, superintendente regional do Dnit no RS, fica registrado que a ultrapassagem do limite de 24 toneladas por veículo sobre a ponte, acarretará risco de ruptura da estrutura.

IMPORTANTE
A Ponte do Fandango está fechada desde 29 de outubro de 2021, após a confirmação da presença de rachaduras em uma das estruturas de concreto que dá acesso ao vão principal (metálico). Desde meados do mês de novembro, a Balsa Deusa do Jacuí faz a travessia de veículos pesados. No entanto, com a chegada do período de safra de arroz, foi solicitado a liberação de caminhões de até 36 toneladas, pois os produtores alegam que o valor pago pela travessia e o tempo de espera aumentam os custos da produção. Em encontro virtual na semana passada no mês de fevereiro, os técnicos do Dnit informaram que a liberação poderia acontecer, mas para veículos de no máximo 24 toneladas, o que está se concretizando agora.

Patricia Miranda /  assessoria de imprensa  Prefeitura Cachoeira do Sul