Prefeitura operacionalizará para passagem de veículos de até 24 toneladas na Ponte do Fandango
O Prefeito José Otávio Germano confirmou nesta terça-feira (15) que a Prefeitura de Cachoeira do Sul alugará duas balanças para permitir a passagem de veículos de até 24 toneladas pela Ponte do Fandango. A operacionalização desta iniciativa do Governo Municipal iniciou nesta semana e por este motivo ainda há muitos detalhes a serem tratados nos próximos dias. No entanto, José Otávio afirma que isso será possível graças à colaboração do Sindicato Rural, Engenho Treichel, Trevisan Alimentos, Sicredi e Cacisc.
Estas empresas e entidades serão responsáveis auxílio na estruturação do local, com a colocação de banheiros químicos, contêineres, material de sinalização, capas de chuva, lanternas e botas para a equipe de trabalho (uma em cada balança). O coordenador da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior, está responsável em encontrar o local para a colocação das balanças (em pontos com espaço para manobra – um em cada lado da ponte) e formar as equipes que atuarão na pesagem dos veículos. De acordo com o Secretário de Governo, Hélio Garcia Júnior, a previsão é de que a balança funcione por 18 horas diárias. Cada grupo de servidores (2 em cada balança) terá turno de 6 horas de trabalho. Desta forma, serão necessários 12 servidores/dia.
INFRAESTRUTURA: A infraestrutura para a colocação da balança será de responsabilidade da Prefeitura. Isso inclui possíveis aterros, concretagem, roçadas e colocação de pontos de iluminação. Ficará a cargo da Prefeitura ainda o aluguel de duas balanças por 3 meses, transporte até Cachoeira do Sul, montagem e desmontagem do equipamento. Neste momento, a Prefeitura negocia o aluguel com uma empresa de São Paulo. O valor ainda não está definido. É necessário também acionar o Inmetro para a aferição da balança. Somente após a liberação do órgão ela pode entrar em funcionamento. Como será feito o frete (se pela Prefeitura ou de outra forma) ainda não está definido.
A Ponte do Fandango está fechada desde 29 de outubro de 2021, após a confirmação da presença de rachaduras em uma das estruturas de concreto que dá acesso ao vão principal (metálico). Desde meados do mês de novembro, a Balsa Deusa do Jacuí faz a travessia de veículos pesados. No entanto, com a chegada do período de safra de arroz, foi solicitado a liberação de caminhões de até 36 toneladas, pois os produtores alegam que o valor pago pela travessia e o tempo de espera aumentam os custos da produção. Em encontro virtual na semana passada, os técnicos do Dnit informaram que a liberação poderia acontecer, mas para veículos de no máximo 24 toneladas. A partir daí, a Prefeitura iniciou o estudo sobre como poderia colaborar com os produtores e indústrias de arroz. A colocação da balança foi a alternativa mais viável encontrada pelo Executivo, desta forma, permitindo ainda a passagem de ônibus, caminhão de bombeiros, veículos da Saúde e veículos do Exército.