100 milhões de brasileiros ainda precisam tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid
Pelo menos 100 milhões de brasileiros ainda precisam tomar a dose de reforço contra a Covid-19 no País, segundo dados do Ministério da Saúde. Sendo que, deste grupo, 10 milhões de pessoas perderam o prazo de buscar a vacinação de reforço contra o vírus.
Já o restante precisa comparecer aos postos de vacinação ao longo das próximas semanas.
A plataforma do Ministério da Saúde aponta que 146,3 milhões de brasileiros se imunizaram com as duas doses do imunizante ou com dose única. E, até o momento, apenas 45,1 milhões voltaram aos postos de vacinação para receber a dose de reforço.
“Muita gente que tomou a segunda dose, teve a ômicron, e está achando que essa contaminação gerou uma imunidade que pode subsistir a terceira aplicação. Isso é um engano. As pessoas precisam tomar a terceira dose, porque ao longo do tempo a imunidade dessas pessoas vai começar a cair”, explicou o epidemiologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Diego Xavier.
Um levantamento realizado com base em dados enviados pelas secretarias estaduais de saúde das Unidades da Federação aponta que pelo menos 12 Estados do País estão com a porcentagem de vacinação da dose de reforço abaixo de 20%.