Presidente Bolsonaro autoriza e piso de professores terá aumento de 33%

Prefeitos e governadores , e o próprio ministério da economia recomendavam 7,5% de aumento

O presidente Jair Bolsonaro autorizou o Ministério da Educação a conceder o máximo possível de aumento para o piso de professores,que ficará em torno de  33%, decisão esta, contraria a uma recomendação do Ministério da Economia, que tinha sugerido um aumento bem menor, de 7,5% ao aumento. Governadores e prefeitos, também  afirmam que esse aumento irá pressionar as contas de estados e municípios.

Com o reajuste liberado por Bolsonaro, o piso salarial de professores deverá ir de R$ 2,886 para cerca de R$ 3,850. A apoiadores  do cercadinho no Palácio da Alvorada, o presidente confirmou que daria o maior reajuste permitido pela lei, apesar da oposição de governadores.

Eu vou seguir a lei. Governadores não querem os 33%, tá? Eu vou dar o máximo que a lei permite, que é próximo disso, ok? — disse o presidente.

A polêmia gira em torno da mudança legislativa no financiamento da educação, realizado no ano passado, com a aprovação do novo Fundeb, o fundo de manutenção da educação básica.

A regra antiga vinculava o reajuste de professores à variação do ICMS, arrecadado por estados. Em 2021, a arrecadação desse tributo aumentou consideravelmente, o reajuste previsto seria de 33,23%.

Prefeitos e governadores  temem agora,  que o aumento pressione demais os cofres públicos e, possivelmente, leve a problemas para fechar as contas. Além disso, pode gerar um efeito cascata a outras categorias , como  policiais , bombeiros etc,a reinvindicarem por um mesmo  reajuste.

Converse com a Fandango