Cooperativa Cachoeirense de Alimentos apresenta balanço e ações para 2022

Cooperativa Cachoeirense de Alimentos dos Agricultores Familiares Ltda (Coopercaf) apresentou nesta semana os dados da cooperativa e solicitações de demandas ao município, projetando as ações de 2022. Participaram do encontro desta semana o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Emater e Secretaria da Agricultura e Pecuária (SMAP).

Foram apresentados dados da cooperativa, como quantidade de associados, produtos e prospecção de futuro e foi feita a solicitação de parceria de Emater e SMAP quanto ao apoio na assistência técnica aos produtores do grupo, possibilidade de aumento produtividade, estudo de capacidade de aumento de reservatórios de água e fomento a irrigação e correção de solo.

Luciano Mazuim, chefe de escritório da Emater, lembrou que existe a necessidade de treinamento e aperfeiçoamento quanto a rastreabilidade dos produtos, e sugeriu que o primeiro passo seja fazer esta capacitação, que já teve seu agendamento para o dia 02 d fevereiro, no auditório do Sicredi.

Diego Cruz representante da Smap, parabenizou a iniciativa tomada pelo grupo de formalização e criação de uma cooperativa, pela quebra de paradigma, tendo em vista a negativa que existe do conceito no município. “O fato de ter sido feita esta formalização, abriu caminhos e oportunidades de acesso a programas pelo grupo”, destacou Cruz. Ele ainda parabenizou o sindicato por todo apoio prestado no processo de formalização, assim como suporte nos encaminhamento da cooperativa, ficando acordado que tais solicitações seráo atendidas o mais breve possível, encaixando-se nos cronogramas de Assistência Técnica das duas instituições.