Foro da Comarca de Caçapava do Sul tem novo prédio

Foi realizada na quarta-feira (19/1) a cerimônia de inauguração do novo prédio do Foro da Comarca de Caçapava do Sul, que contou com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Voltaire de Lima Moraes. Em seu pronunciamento, o Presidente Voltaire, natural de Cachoeira do Sul,  ficou emocionado ao lembrar de sua infância e adolescência quando seguidamente visitava o município,  recordando inclusive de seu avô nascido em Caçapava. ‘Nunca pensei que teria a oportunidade na minha vida de inaugurar um prédio desta importância nesta localidade que trago sempre comigo na minha memória”, disse ele. A respeito da obra, o Desembargador destacou que a atual Administração, mesmo diante de inúmeras dificuldades enfrentadas pela pandemia e ataque cibernético,  cumpriu com o seu cronograma de metas estabelecidas, e conseguiu realizar a entrega da edificação. Ele também defendeu a união de todos em prol da sociedade, afirmando que “é fundamental a independência dos Poderes, porém sem jamais perder a mútua harmonia na luta pelos interesses da nossa gente”, concluiu.

A Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora  Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, em seu discurso, destacou que o novo prédio traz no seu âmago o conceito de Foro Digital, fazendo parte de um novo conceito de projeto arquitetônico desenvolvido pelo DINFRA em conjunto com a Corregedoria. “A comunidade de Caçapava do Sul há tempos já merecia esta infraestrutura na qual os servidores possam atuar em melhor ambiente de trabalho, contribuindo para o aperfeiçoamento dos trabalhos destinados aos jurisdicionados.”

O Diretor do Foro da Comarca de Caçapava do Sul, Juiz de Direito Diego Carvalho Locatelli, agradeceu a atual Administração, liderada pelo Desembargador Voltaire, em virtude da  entrega da obra. “Considero esta Comarca, que foi a minha primeira, como alguém da família, e levarei nossos servidores e a população acolhedora para sempre no meu coração”, disse ele. O Juiz explicou que o novo Foro tem espaço para instalação de duas Varas, podendo receber uma terceira a partir da ampliação do último pavimento, possuindo itens que otimizam o uso de energia, além de sistemas de reaproveitamento de águas pluviais. Já o Prefeito de Caçapava, Giovani Amestoy, também agradeceu o apoio do TJRS que garantiu a construção da obra. “Estamos hoje realizando um sonho da nossa comunidade”, afirmou o Chefe de Executivo Municipal.