Corsan faz intervenções para incrementar captação em Cachoeira do Sul

Nesta quarta e quinta-feira, dias 29 e 30/12, a Corsan vai realizar mais duas intervenções em Cachoeira do Sul para garantir o abastecimento de água, apesar do baixo nível do rio Jacuí devido à grave estiagem que assola o Estado. A partir de amanhã, na captação localizada no rio Jacuí, nas proximidades da ponte do Fandango, serão instaladas mais duas bombas flutuantes, aumentando o número de bombas para três unidades e incrementando a adução de água bruta para o sistema. Também será feita a manutenção corretiva e preventiva da captação, como forma de evitar futuros problemas.
Além da estiagem, a ponte do Fandango, na eclusa, está com estruturas de barramento de nível danificadas, causando uma baixa no nível do Jacuí nesse ponto. Ciente do problema, a Corsan entrou em contato com o departamento que faz a gestão da ponte do Fandango, que informou que a licitação para a recuperação daquelas estruturas será realizada somente em 2023.
Na última semana, a equipe de engenharia do departamento de projetos da Corsan fez uma visita técnica ao local e já está iniciando o projeto executivo para a instalação definitiva de um sistema de bombas, em substituição às atuais. Essa obra deverá suprir a demanda de água do município mesmo em situação de nível criticamente reduzido, como está agora.
Este ano o Jacuí vem batendo recordes históricos no baixo nível das águas em relação ao projeto executado para a captação da Companhia. Em dezembro, o nível do rio baixou quase 1 metro no local. Essa situação atinge outros municípios que têm captação no rio Jacuí, como Rio Pardo, Dona Francisca e Agudo, que também requerem da Companhia um monitoramento constante e atento para a gestão do problema. A empresa está concentrando seus esforços para que o abastecimento ocorra da forma mais contínua possível.
Somado às intervenções operacionais, a Corsan recomenda que a população utilize água com consciência, evitando desperdícios. Estamos vivendo uma grande estiagem, em que os níveis dos reservatórios de água bruta estão extremamente baixos em diversas cidades do Estado do Rio Grande do Sul. No entanto, a Corsan vem trabalhando incansavelmente 24 horas por dia para que nenhum município tenha desabastecimento. Diversas ações operacionais estão sendo realizadas, garantindo assim o abastecimento das cidades onde há maior dificuldade de água bruta. Onde é necessário, a Companhia está complementando o abastecimento por meio de caminhões-pipas e outras ações, possibilitando, assim, que as cidades se mantenham abastecidas. Neste momento, nenhuma cidade atendida pela Corsan está com racionamento.
A Corsan reforça o compromisso da empresa como um todo, e das equipes locais especialmente, com a comunidade de Cachoeira do Sul, para promover melhorias e o abastecimento contínuo para a população.