Última fase da II Conferência Municipal de Educação

Nesta quarta-feira (24), às 9h, por meio do Canal do Youtube do Fórum Municipal de Educação de Cachoeira do Sul, será realizada a última fase da II Conferência Municipal de Educação. O evento, organizado pelo Fórum Municipal da Educação (FME), proporcionou no mês de outubro o debate sobre o Documento Referência da IV Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022.

Dividido em 3 eixos, o documento traz a importância da avaliação da evolução das políticas educacionais desde 2018 até 2022. Além disso, discute as diretrizes e metas do atual Plano Decenal Nacional de Educação, na perspectiva de construção do PNE 2024-2034, traz reflexões sobre a escola para o futuro e a necessidade de investimento em tecnologia e conectividade e ressalta a necessidade de criação do Sistema Nacional de Educação, que deveria ter sido instituído em 2016, por meio de legislação específica.

Agora, a última fase desse amplo debate sobre a educação brasileira irá trazer os desdobramentos do Plano Nacional de Educação no contexto da educação municipal de Cachoeira do Sul. Para isso, o Fórum Municipal de Educação incluiu na programação da II Conferência Municipal de Educação, a avaliação do Plano Municipal de Educação, que completou em 25 de agosto, 6 anos.

A coordenadora geral do FME, professora Carla Zinn, que é doutoranda em Educação e Mestra em Políticas Públicas e Gestão Educacional, pela UFSM e ressalta que o “Plano Municipal de Educação é uma importante política educacional que ultrapassa gestões de governo e deve ser o norte para o planejamento de ações que garantam o direito à educação, com inclusão, equidade e qualidade social”.

 

Como será realizada a avaliação do Plano Municipal de Educação?

A partir das 9h desta quarta, a coordenadora geral do FME, Carla Zinn, irá conduzir o processo de avaliação do Plano, trazendo, primeiramente, uma breve contextualização das políticas públicas educacionais e da construção dos planos decenais de educação em nível nacional, estadual e municipal. Em seguida, o Conselho Municipal de Educação, que é o responsável pelo acompanhamento e avaliações periódicas do Plano Municipal de Educação, de acordo com a Lei Municipal n.º 4.404/2015, fará a avaliação preliminar das metas e estratégias relacionadas ao período de 2018 a 2020. Para isso, irá trazer dados do processo de acompanhamento do PME, desde o ano de sua aprovação, em 2015. Ao final da avaliação do PME será realizada a homologação dos delegados eleitos para representar Cachoeira do Sul na etapa estadual da CONAE 2022, prevista para ser realizada até abril do próximo ano.

 

Para saber mais:

● PME – O Plano Municipal de Educação de Cachoeira do Sul foi instituído em 25 de agosto de 2015 e estará em vigência até o ano de 2025. Possui 20 metas e mais de 300 estratégias, que estão relacionadas à Educação Básica, ao Ensino Superior, a Gestão Democrática e a Valorização dos Profissionais da Educação.

● Transmissão – a transmissão será pelo Canal do Youtube do FME e será aberta ao público.

● Certificado – os participantes inscritos na II Conferência Municipal de Educação precisam preencher o formulário de confirmação de presença, que será disponibilizado durante a transmissão, para o recebimento do certificado de participação. Maiores informações: No Observatório da Educação Municipal de Cachoeira do Sul e na página do Facebook do FME é possível acessar outras informações sobre a II Conferência Municipal de Educação de Cachoeira do Sul.

OBEMCS – Observatório da Educação Municipal de Cachoeira do Sul, https://www.obemcs.com/politicaeducacional.