Caravana do CPERS Sindicato percorre cidades gaúchas em busca de reposição salarial para professores
A diretoria do CPERS-Sindicato, que representa os professores da rede estadual no Rio Grande do Sul, deu início nesta quinta-feira (11) a uma caravana que vai passar por cerca de 40 cidades gaúchas. A mobilização tem como objetivo reivindicar a reposição salarial da categoria, além de denunciar o suposto sucateamento das instituições de ensino.
Os profissionais do setor alegam que, nos últimos seis anos, perderam praticamente metade do poder de compra em razão da falta de reajuste. A caravana começa pela cidade de Porto Alegre; depois, os líderes sindicais embarcam rumo às nove regiões funcionais da entidade no Estado, em uma viagem que deve ser encerrada em 26 de novembro.
“Vamos mostrar a realidade de quem está no chão da escola e fortalecer a nossa luta pela justa reposição salarial para toda a categoria. Estamos no limite. O que pedimos é o mínimo: que o governo leve a educação a sério, valorize os educadores”, afirma a presidente do CPERS, Helenir Schürer.
De acordo com a entidade, a mobilização também servirá como forma de fiscalização das escolas. Os educadores alegam que muitas não têm estrutura adequada nem profissionais suficientes para atender a todos os alunos de forma presencial. Para tanto, o sindicato quer acesso à testagem gratuita e adoção de mais medidas contra a Covid-19.
Cronograma da caravana
11/11 | Quinta-feira
Porto Alegre
12/11 | Sexta-feira
Porto Alegre
17/11 | Quarta-feira
Uruguaiana
Santa Rosa
Santiago
Canoas
Lagoa Vermelha
Caxias do Sul
Montenegro
Erechim
18/11 | Quinta-feira
Alegrete
Três de Maio
Santa Maria
Gravataí
Vacaria
Bento Gonçalves
São Leopoldo
Passo Fundo
19/11 | Sexta-feira
Santana do Livramento
Três Passos
Santa Cruz
Guaíba
Guaporé
Estrela
Taquara
Soledade
24/11 | Quarta-feira
Frederico Westphalen
São Borja
Cruz Alta
Bagé
Rio Grande
Porto Alegre
Osório
25/11 | Quinta-feira
Palmeira das Missões
São Luiz Gonzaga
Ijuí
São Gabriel
Pelotas
Porto Alegre
Osório
26/11 | Sexta-feira
Carazinho
Cerro Largo
Santo Ângelo
Cachoeira do Sul
Camaquã
Porto Alegre
Osório
fonte Rádio Guaíba