Projeto Testar RS pretende aplicar testes de Covid-19 durante o verão em locais de grande movimentação

O governo do Estado e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) estiveram reunidos nesta semana para a apresentação do Projeto Testar RS para o verão, que tem como objetivo a aplicação de testes contra a Covid-19 em aeroportos, rodoviárias, terminais, portos e parques nos municípios com mais de 100 mil habitantes, de fronteira e em regiões de grande movimentação de turistas. O governo acredita que a realização dos testes junto com a vacina é a melhor estratégia para evitar que a transmissão do vírus aumente no verão. Os pontos de testagem utilizarão exames rápidos de antígeno. O Testar foi criado em julho de 2020 com o objetivo de conter o avanço da pandemia e, agora, entre em uma nova fase.

Além disso, foram discutidas ações para atender à demanda reprimida de consultas, exames e cirurgias de média complexidade no pós-pandemia. Foram exibidos números que mostram, por exemplo, a necessidade de 14.337 cirurgias gerais e 12.738 traumatológicas.

Outro tema foi a pactuação do pagamento da dívida de R$ 460 milhões do Estado com municípios na área da saúde entre 2014 e 2018. Desde 2019, os repasses têm sido feitos mensalmente pela atual gestão, mas ainda falta uma solução para os valores referentes a gestões anteriores.

– Foi uma discussão importante em relação aos municípios e à saúde de todos os gaúchos e gaúchas. Estamos dialogando para avançar efetivamente, buscando o entendimento e a convergência naquilo que é melhor para a população – explicou o presidente da Famurs e, Eduardo Bonotto.