Bom senso e vacinação devem evitar surtos de Covid no fim do ano, diz virologista

O virologista Fernando Spilki,  disse acreditar que este é o momento para mais flexibilizações, mas com cautela.
“Devemos fazer mais eventos, como testes, mapeando bem o que pode fazer, o passaporte vacinar também é uma ferramenta importante”, afirmou.

Ele também reforçou a importância da vacinação contra a Covid-19 e fez um alerta: “Estamos muito pendurados no pincel da vacina e na aderência e bom senso o uso de máscara, apelo para que as pessoas entendam que as vacinas tenham efeito, mas que é importante evitar situações de risco.”

Spilki avalia que tem de se haver “continuidade” deste processo de “bom senso” e de “busca pela vacinação”: “Se não tivermos, poderemos ter, não com aquela dimensão terrível da variante gama, mas podem acontecer surtos que podem pressionar o sistema de saúde no fim do ano e começo do ano que vem.”

O virologista ainda defende que a liberação do uso de máscaras ainda é prematura. “Preocupa muito essa questão. Seria mais adequado pensar nisso a partir da evolução de vacinação de crianças, maior alcance de percentagem com segunda dose, e ideal era termos ‘vazio de notificação’, ou seja, regiões e cidades sem casos.”

 

 

fonte CNN Brasil