Rio Grande do Sul tem 769 mil pessoas que ainda não fizeram a segunda dose da vacina contra Covid

O Estado tem, nesta sexta (22), 769.027 pessoas que poderiam voltar a um posto de saúde para receber a segunda dose e ainda não o fizeram ou não tiveram a aplicação devidamente registrada no sistema de informação do Ministério da Saúde. “Apenas uma dose da vacina, no caso da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac, não é suficiente para atingir a proteção ideal contra a doença”, disse a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Tani Ranieri. “É fundamental que as pessoas recebam a segunda dose, mesmo que o prazo ideal tenha passado”, acrescentou.

Segunda dose (D2) com registro em atraso nesta sexta-feira (22):
• Astrazeneca: 462.178
• Coronavac: 165.058
• Pfizer: 141.791
Total: 769.027

Com cerca de 93% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose nesta sexta (22), o Rio Grande do Sul registra queda expressiva nos óbitos por Covid-19. “A vacinação tem mostrado uma redução sensível no número de novos casos, principalmente de novas internações”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann. Ela apela à população que não esqueça da segunda dose. “A resposta imune exige o esquema completo da vacinação. É evidente que os agravos não são tão graves, mas sem o esquema completo os riscos são muito maiores”, acrescentou.

Em 18 de março deste ano, chegaram a ser registradas 341 mortes. Desde setembro, com o avanço da vacinação no Estado, a variação média diária de óbitos está em cerca de 20.