Combinação de AstraZeneca com Pfizer aumenta eficácia da imunização, diz estudo

Um estudo feito na Universidade de Umea, na Suécia, mostrou que pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra covid da Astrazeneca completaram o esquema vacinal com um imunizante de mRNA, como a Pfizerou Moderna, tiveram um risco menor de infecção em comparação às pessoas que receberam doses iguais.

Segundo informa o portal EurekAlert, a pesquisa foi feita com pessoas abaixo de 65 anos de idade, que tomaram a AstraZeneca na primeira aplicação, e depois receberam um imunizante de mRNA na segunda dose.

Após dois meses e meio sendo assistidos, o estudo mostrou um risco 67% menor de contrair o vírus para pessoas que receberam a combinação AstraZeneca com Pfizer, e diminuiu mais ainda combinando com a vacina da Moderna: 79%; ambas em comparação com indivíduos não vacinados. Aqueles que receberam as duas doses da vacina feita em Oxford – e no Brasil pela Fiocruz – tiveram uma redução de risco de 50%.

As estimativas de risco foram observadas após a contabilização das diferenças em relação à data de vacinação, idade dos participantes, nível socioeconômico e outros fatores de risco para covid

No Brasil, é possível combinar apenas AstraZeneca com Pfizer, já que o imunizante da Moderna não é usado na campanha de vacinação do Ministério da Saúde

 

 

fonte Gaúcha/ZH