Irga participa da 21ª Fenarroz de Cachoeira

O Instituto Rio Grandense do Arroz está participando da 21ª Fenarroz – Multifeira Internacional, que começou no dia 12 e vai até 17 de outubro no Parque de Exposições de Cachoeira do Sul. Nesta quinta-feira (14) ocorreu o 13° Seminário do Arroz Irrigado promovido pelo Irga.

A programação desta quinta começou às 9h30, com a apresentação dos resultados da safra 2020/2021 pelo coordenador regional da Depressão Central do Irga, Pedro Hamann. A pesquisadora Mara Grohs falou na sequência, sobre aspectos ambientais e qualidade da água na produção de Arroz. O extensionista Luiz Fernando Siqueira abordou antecipação da Irrigação em Arroz no final da manhã.

Durante a tarde, o tema soja em terras baixas: manejo para alta produtividade e estabilidade será analisado pelo extensionista Ricardo Tatsch, às 14 horas. Coberturas de Outono/Inverno em Terras Baixas é o tema da extensionista Glaciele Valente, às 15 horas. No encerramento, às 16 horas, a meteorologista Jossana Ceolin Cera aborda o prognóstico Climático para a Safra 2021/2022.

O vice-presidente de Orizicultura da 21ª Fenarroz, engenheiro agrônomo do Irga Pedro Hamann, explica que nas palestras serão distribuídos temas como cenários de mercado, qualidade do arroz, manejo de arroz e soja com coberturas de inverno, novas tecnologias, inovação, gestão de pessoas, aplicação de tecnologias para produção sustentável, competitividade e biotecnologia. “São temas atuais que servirão como base para que os produtores e todos os interessados no processo produtivo possam se atualizar e participar dessa feira que é referência no agronegócio”, explica Hamann.

Outro ponto de destaque na programação técnica é o 1º Seminário da Mulher no Agronegócio, que contará com a presença da Secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, Silvana Covatti. Será um seminário voltado exclusivamente às mulheres que ocupam lugar de destaque no agronegócio, seja à frente da gestão de suas propriedades no contexto da sucessão familiar ou em posições de protagonismo no setor empresarial, em entidades e na política agrícola. Cases de sucesso deverão fazer parte da programação da tarde desta sexta-feira (15).

DIVERSIFICAÇÃO E PARCERIAS

O crescimento das áreas de soja que superaram o espaço ocupado pela lavoura de arroz em regiões arrozeiras tradicionais do Rio Grande do Sul levou a Comissão Executiva da 21ª Fenarroz a abrir o leque de sua programação para a diversificação. A noz-pecã também vai ocupar lugar de destaque ao longo de toda a programação.

Além do Irga, a 21ª Fenarroz também firmou parcerias fechadas junto às áreas técnicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) para o Seminário de Soja. Além do plantio em áreas de coxilha, técnicos abordarão a rotação da soja com arroz irrigado em áreas de várzea. Somente em Cachoeira do Sul, a soja ocupa hoje 10 mil hectares nesse tipo de relevo, o que, segundo especialistas do setor, é fundamental para a sustentabilidade da própria produção orizícola.

Para acompanhar a programação da 21ª Fenarroz, clique aqui.

Texto: Ascom Irga/Fenarroz