Em Barcelona, presidente da Assembleia anuncia seminário sobre inovação em março de 2022

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, anunciou a realização de um seminário sobre políticas públicas de incentivo à inovação, paralelamente à programação do South Summit, que será realizado em março de 2022 em Porto Alegre. O comunicado foi feito durante visita à presidente do Parlamento da Catalunya, Laura Borràs, em Barcelona, na Espanha. Os deputados Frederico Antunes (PP) e Vilmar Zanchin (MDB) acompanharam o encontro e, como membros da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, vão oficializar a organização do evento.

Segundo Gabriel, a Assembleia Legislativa tem papel fundamental na promoção da inovação, empreendedorismo e fomento a novos negócios. Além disso, destacou que a presidente do Parlamento catalão manifestou interesse em participar da iniciativa gaúcha. O objetivo da ALRS é convidar também outras lideranças mundiais conectadas ao setor. “Vamos aproveitar o ensejo do South Summit, esta importante feira que Porto Alegre e o Rio Grande do Sul vão receber, e fazer um amplo debate para tornar nosso estado cada vez mais um ambiente propício para as pessoas investirem em novos empreendimentos e tecnologias disruptivas”, declarou o parlamentar.

 

Iniciativas pelos jovens gaúchos

As ações pela juventude também foram pauta na agenda dos deputados gaúchos em Barcelona. Na sede da Fundesplai, organização criada para promover a educação no lazer para crianças, jovens e adultos, o presidente Gabriel ressaltou o agravamento da desigualdade social no Brasil por causa da pandemia, atingindo especialmente os jovens. “Temos índices alarmantes de 35% de taxa de desemprego na faixa etária de 18 a 24 anos. Nos interessa conhecer iniciativas como a Fundesplai, que viabiliza políticas públicas para amenizar problemas como o que estamos vivenciando no país e no RS”, disse o parlamentar.

Durante a visita, os parlamentares foram recebidos pelo presidente da Fundesplai, Josep Gassó, e conheceram o trabalho da instituição, incluindo a aliança Demá Jovem, que trabalha com encaminhamento profissional no Brasil, Portugal, Espanha, Itália, Romênia, Suécia, Holanda, por meio da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) – que serviu de inspiração para a entidade catalã. Durante o encontro Gabriel apresentou a lei de sua autoria que cria a Política Estadual de Juventude para garantir os direitos e assegurar ao jovem a participação nos meios de decisão das ações do governo relativas à juventude. Também institui o Programa de Contratação de Jovens Aprendizes no Rio Grande do Sul.