Caixa está entre as marcas mais fortes e valiosas do Brasil

A CAIXA é a terceira marca mais valiosa do país, de acordo com a pesquisa Brasil 50 edição 2021, da consultoria independente Brand Finance. Segundo os indicadores avaliados, a CAIXA apresenta a maior “força da marca” entre os bancos brasileiros, com a nota máxima triplo A positivo (AAA). Na comparação com a pesquisa divulgada em 2018, o salto no valor de marca CAIXA é de 170%.

 

A marca CAIXA valorizou cerca de R$ 2,8 bilhões em relação a 2020, um crescimento de 14,5%, alcançando mais de R$ 22 bilhões e permanecendo entre as três marcas brasileiras mais valiosas pelo segundo ano consecutivo. Além do destaque no ranking nacional, a CAIXA também figura no Top 100 entre as marcas de bancos mundiais, ocupando a 68ª posição.

 

O estudo é um dos mais respeitados do mundo em avaliação de marcas, sendo utilizado por investidores e empresários para definir estratégias de mercado. A consultoria inglesa Brand Finance é especializada em pesquisas de valoração de marcas e líder mundial em relatórios mercadológicos nesse segmento.

Para a formação das notas referentes à “força da marca” de cada uma das empresas avaliadas, o ranking considera três fatores: desempenho financeiro, investimento de marketing e performance de marca. De 2020 para 2021, período da pandemia da Covid-19, as 50 principais marcas do Brasil registraram um aumento médio de 9% no valor da marca, enquanto a CAIXA aumentou 14,5%.

A pesquisa destaca, ainda, que entre os KPI (key performance indicator) indicadores-chave de desempenho de percepção de marca, a CAIXA se destaca nos fatores “lealdade”, “reputação” e “qualidade”. O brand awareness (consciência da marca) da CAIXA foi reconhecido por 92% dos entrevistados, de acordo com a Brand Finance.

 

O aumento na valoração da marca CAIXA e no reconhecimento do público vêm em um período em que a instituição desenvolveu diversas ações para atenuar os impactos da crise econômica advinda da pandemia da Covid-19. O banco superou o desafio de estar à frente do pagamento do Auxílio Emergencial, maior operação de distribuição de benefícios sociais da história do país, desenvolvido em tempo recorde para garantir ajuda financeira a milhões de brasileiros que perderam abruptamente sua renda.